Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Switch de teclado mecânico: quais as diferenças?

imagem

No universo dos periféricos para computadores, os teclados mecânicos tornaram-se rapidamente na escolha de eleição de gamers, profissionais e escritores.

Os heróis desconhecidos destes teclados são os “switch”, uns interruptores físicos responsáveis pela sensação, som e capacidade de resposta do teclado. Mas quais as diferenças entre os switch de teclado mecânico?  E o que deves saber antes de decidires que switch utilizar?

Se já te questionaste sobre isto, estás no local certo. Vamos então explorar estas diferenças e tudo o que deves saber para escolheres o melhor switch de teclado mecânico para ti.

Diferenças entre o teclado mecânico e o teclado de membrana

Antes de mergulharmos no oceano do switch de teclado mecânico, é importante perceber a diferença entre teclados mecânicos e teclados de membrana.

Os teclados de membrana são os teclados mais comuns, seja na forma de periférico ou de teclado de computador portátil. Estes funcionam através do envio de um sinal elétrico entre duas membranas de plástico. Assim, independentemente da força e velocidade com que as teclas são pressionadas, o feedback é sempre igual.

Normalmente, são constituídos por teclas de baixo perfil (também conhecidas como teclas “chiclete”) ou médio perfil e são mais silenciosos, mais baratos e com um toque mais suave.

Por sua vez, os teclados mecânicos utilizam um switch mecânico individual em cada tecla. Como veremos em seguida, existem diferentes tipos de switches, que resultam em experiências bastante diferentes.

Estes teclados tipicamente oferecem um feedback mais tátil e audível, garantindo um toque de tecla mais preciso e consistente. Para além disso, esta tecnologia torna-os mais pesados e resistentes, sendo que cada switch individual é capaz de sobreviver a milhões de toques.

Tipos de switch de teclado mecânico

A escolha de um teclado mecânico implica uma ligeira curva de aprendizagem inicial. No coração deste teclado estão os switches, que são os principais responsáveis pelas diferenças entre teclados mecânicos. Como todos somos diferentes, provavelmente vai ter uma preferência por um switch específico.

Embora existam vários tipos de switch de teclados mecânicos, vamos focar-nos nos três grupos mais populares. E para facilitar estas distinções, teremos como referência os switches Cherry MX, que são os mais comuns nestes teclados.

Switch linear: Resulta num toque de tecla suave e consistente, sem qualquer impacto tátil ou clique audível, com uma experiência semelhante à de um teclado de membrana. São frequentemente preferidos pelos jogadores devido à sua rápida atuação. Aqui, incluem-se os switches MX black e MX red.

Hyperx Alloy Origins 60rgb Gaming (switch red)

Switch de clique: Como o nome sugere, estes switches oferecem um clique audível, acompanhado por um “ressalto” tátil. Ideais para quem passa muito tempo a escrever, pois torna-se mais fácil registar cada toque, sem necessidades de cliques profundos. No entanto, há que ter em conta que podem tornar-se um pouco barulhentos. Neste grupo, inclui-se o switch MX blue.

Motospeed Ck61 Rgb (switch blue)

Switch tátil: Proporciona um “ressalto” percetível a meio do toque, oferecendo feedback de que a tecla foi premida, mas sem produzirem cliques muito audíveis. No fundo, são uma espécie de meio-termo entre um switch linear e um de clique. Podem ser uma boa escolha para gamers que queiram uma experiência de escrita mais fluida. Aqui, incluem-se os switches MX brown e MX blue (sendo que os MX blue também são de clique).

Agora que estão listadas as diferenças, vamos a algumas das perguntas que nos fazem mais frequentemente!

Teclado mecânico switch blue vs red: qual a diferença?

Utilizando como referência o que explorámos acima, torna-se fácil perceber que são dois switches bem diferentes. O switch MX red é totalmente focado numa resposta linear, sem “ressaltos” ou cliques e com todo o silêncio. Portanto, é uma boa aposta para gamers.

Já o switch MX azul tem um feedback tátil e produz um “click!” bem audível. Ou seja, é uma boa escolha para quem passa muito tempo a escrever, caso não se importe com o barulho (não te esqueças disto se vais usar o teclado num espaço com mais pessoas!).

O que nos leva à outra pergunta que mais nos fazem.

Qual o teclado mecânico com switch mais silencioso?

Aqui, a resposta não é tão imediata. Olhando apenas para a informação partilhada acima, seria imediato dizer que um switch de clique será menos silencioso e, assim, que um switch MX black ou MX red será mais silencioso do que os restantes. Mas, ainda assim, estes switches resultam em algum ruído,

Hoje em dia, vários fabricantes de teclados mecânicos incluem anéis de borracha (o-rings) ou uma esponja (pads), responsáveis por atenuar o ruído produzido pelas teclas. Estes teclados poderão incluir a denominação “silent” (silencioso), o que facilita a escolha.

Por fim, importa também saber que podes comprar estes anéis e esponjas à parte e colocá-los no teu teclado para reduzir o ruído.

No final de contas, qual deves escolher?

A experiência de usar um teclado mecânico vai ser sempre diferente para cada um de nós.

Embora este artigo possa dar-te uma boa ideia de qual se poderá adaptar mais ao tipo de uso que vais dar ao teclado, não há nada como experienciares cada switch.

O nosso melhor conselho é que venhas a uma das nossas lojas físicas no Porto ou em Braga e consultes os teclados mecânicos que temos em exposição. Temos a certeza que um dos nossos especialistas vai conseguir ajudar-te a fazer a escolha certa para ti.

Até lá, dá uma vista de olhos na nossa loja online de teclados mecânicos!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue