Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Discos SSD: o que são e para que servem?

imagem

Atualmente, os discos SSD (Solid State Drive) são imprescindíveis para um computador com bom desempenho. Contudo, poucos sabem o que é e para que serve.

Muito mais rápido, o SSD não tem discos físicos ou agulhas magnéticas. Por isso, é possível aceder-se aos dados numa fração de segundo, tornando o computador mais ágil a abrir programas e a executar tarefas.

Posto isto, está na altura de descobrires como é que os discos SSD funcionam, para que possas pensar em fazer um upgrade ao teu computador.

Discos SSD vs. HDD: quais as diferenças?

Um disco SSD funciona de forma diferente de um HDD (Hard Disk Drive). Enquanto num HDD existem discos rotativos acedidos por um braço com uma agulha que lê a informação num SSD a informação é armazenada em chips de memória flash, à semelhança dos smartphones, por exemplo.

Um SSD não tem que esperar que um disco gire até à posição onde se encontra a informação a que se quer aceder, uma vez que o acesso à informação num chip está acessível ao mesmo tempo. Ou seja, o acesso aos dados é muito mais rápido para os utilizadores.

Em resumo, os HDD são excelentes para armazenar, por exemplo, backups. Podes, posteriormente, usar uma caixa para adaptar discos para SSD e, assim, aceder aos dados que armazenares. 

Tipos de conexão SSD

Outro aspeto que distingue os discos SSD dos restantes é que, atualmente, estão disponíveis em diferentes formatos e formas. Por isso, é normal existirem discos SSD de diferentes velocidades e capacidades de armazenamento diferentes.

SATA III 

Enquanto o SATA II suporta tanto SSD como HDD, presente em modelos antigos para ajudar na transição de HDD para SSD, os discos SSD SATA III são o tipo mais comum. No entanto, são dos mais lentos, pois contam com velocidades de cerca de 550MBps. Além disso, é preciso um cabo de ligação SATA.

PCIe

Apesar de a slot PCIe ser geralmente ocupada por placas gráficas, placas de som e similares, atualmente existem SSDs PCIe. Assim, é possível usar toda a largura de banda adicional destas slots para obter velocidades de transferência de informação rápidas.

Disco SSD M2

Discos SSD M.2

De todos os SSDs, os M.2 são os que apresentam dimensões menores. 

Embora variem na velocidade disponibilizada, são excelentes opções para quem pretende equilibrar o espaço disponível no computador com o desempenho.

Os discos SSD M.2 encaixam-se perfeitamente na placa-mãe e apresentam um perfil baixo, poupando imenso espaço. No entanto, aquecem mais rápido devido à falta de circulação de ar. Por isso, é comum encontrar-se SSDs M.2 com dissipadores de calor.

NVMe

Esta é uma interface subjacente que permite que quase todos os discos SDD PCie e M.2 dentro do sistema. Quando combinadas com qualquer uma destas interfaces físicas, consegues obter velocidades superiores.

Tipos de memória nos SSDs

Em suma, existem 3 tipos de memória nos SSDs:

  1. SLC (Single Level Cell): armazenam apenas um bit de informação, por isso, são mais rápidos a escrever/registar informação, consumindo menos energia e sendo mais duráveis;

  2. MLC (Multi Level Cell): como já armazenam dois bits de informação por célula, conseguem armazenar maior quantidades de informação sem necessidade de aumentar o seu tamanho físico. Contudo, possuem velocidades inferiores, consomem mais energia e desgastam-se 10 vezes mais rápido que um SLC;

  3. TLC (Triple Level Cell): armazenam três bits de informação por célula, no entanto, têm velocidades de escrita e leitura inferiores, assim como uma longevidade reduzida devido ao seu consumo energético.

Pronto para fazer um upgrade para SSD?

Seja porque procuras um disco SSD para o portátil, seja porque procuras discos SSD 1TB para armazenar dados, atualmente é possível encontrar discos SSD baratos. Onde? Na Aquário Electrónica.

Se mesmo após a leitura do nosso artigo tiveres dúvidas, podes contactar-nos. Estamos prontos para te ajudar no que precisares!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue