Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Cadeiras de escritório: como escolher e benefícios para a postura

imagem

Quando passas muitas horas seguidas a trabalhar ou a estudar sentado numa cadeira não adequada para o efeito, estás a sobrecarregar as tuas articulações. Como consequência, estás a provocar dores nas costas e na lombar e a aumentar o desconforto nos ombros e nas omoplatas, colocando o teu corpo sob stress. Além de tudo isto, a tua produtividade também vai ser prejudicada, afinal, ninguém consegue ser produtivo com dores, não é verdade?

De modo a evitar situações de desconforto, as cadeiras de escritório têm características como braços, assentos de altura reguláveis e funções de inclinação, todas ergonómicas. Deste modo, consegues estar sentado numa posição confortável, mantendo uma boa postura para o teu corpo e mente.

Queres conhecer todas as vantagens e saber como é que podes escolher a melhor cadeira de escritório para ti? Continua a ler!

3 benefícios das cadeiras de escritório para a postura e para a saúde

Apesar de, a curto prazo, não sentires dores nem complicações, com o passar do tempo passas a sentir os efeitos de escolheres uma má cadeira para trabalhar. Afinal, todos os dias sentado, durante meses, numa cadeira que não é adequada ao teu corpo, vai acabar por trazer problemas sérios para a tua saúde.

Para que possas saber como é que, de facto, as cadeiras de escritório podem ajudar-te a melhorar a tua saúde e trabalho em geral, deixamos-te os principais benefícios em usá-las.

1. As cadeiras de escritório melhoram a postura

Sem dúvida que este é o principal benefício das cadeiras de escritórios confortáveis, pois é normal que, ao fim de muitas horas sentado ao computador ou embrulhado em documentos, possas ter dores no corpo.

Quando estás sentado durante muitas horas, sobrecarregas diferentes pontos de pressão que, a longo prazo, podem dar origem às denominadas dores.

Descobre as principais partes do teu corpo que uma boa cadeira de escritório vai ajudar a aliviar:

a) Alívio da pressão nos ombros

Caso parte do teu trabalho implique utilizar um teclado, certamente já sentiste tensão nos ombros, nas omoplatas e no pulso. Ela é ainda mais notória se não adotas uma postura correta enquanto trabalhas.

Uma vez que as cadeiras de escritório têm apoios ou encostos para braços e cabeça, oferecendo mais descompressão na zona dos ombros e da cervical, a tensão diminui. Além disso, reduz a probabilidade de sofreres de síndrome do túnel do carpo, que causa dormência e formigamento.

b) As cadeiras de escritório oferecem mais apoio e relaxamento para a tua lombar

Sem dúvida que a lombar é uma das regiões que mais sofre quando passas muitas horas sentado. Como resultado, surgem as dores e a rigidez nessa área, mas quando escolhes uma cadeira de escritório com apoio lombar, tudo muda. Porquê? Porque permite-te estar confortável numa postura mais correta (a tua coluna agradece-te!).

Graças a suportes ergonómicos que sustentam e equilibram o teu peso, estás a dar o apoio que a tua coluna tanto precisa e a evitar perturbações músculo-esqueléticas não só na zona das costas, mas também das pernas e dos braços.

c) Melhoria na saúde em geral

De acordo com a Harvard Health Publishing, uma má postura dá pode levar a dores no pescoço, problemas nas costas e outras condições agravantes. Aliás, bastam 20 minutos sentado numa má posição para começar a sentir esses problemas. Por isso, evita isso e escolhe uma cadeira de escritório confortável!
 

Uma má cadeira de escritório causa dores nas costas

Uma boa cadeira de escritório permite não só melhorar a postura e a saúde dos utilizadres, como aumentar o foco e a concentração.

2. Mais conforto, mais produtividade e concentração!

Parece não fazer sentido, mas ao melhorar a forma como te sentas e ajustas a tua postura, vais seguramente aumentar os teus níveis de produtividade. Assentos pouco confortáveis e desprovidos de qualquer ergonomia levam a desconfortos que, consequentemente, geram interrupções e quebras de concentração.

Quando não estás incomodado ou distraído com dores nos ombros, no pescoço, nos membros inferiores ou em qualquer outra parte do corpo, a tua mente vai estar mais predisposta a concentrar-se na tarefa que tem para desempenhar.

3. Agilidade de movimento e inclinação

Encostos ajustáveis são uma das mais-valias das cadeiras de escritório, pois favorecem a mobilidade, promovem uma postura ativa e o relaxamento muscular. Alguns modelos são reclináveis e giratórios, incluem rodas e são reguláveis em altura, permitindo um ajuste a diferentes posturas corporais.

Cadeiras de escritório: como escolher?

As cadeiras de escritório mais completas oferecem um encosto regulável, uma base estável, um assento regulável, braços ajustáveis em ângulo e altura, apoio de cabeça, material respirável e espumas, tanto no encosto como no assento.

Porém, de nada importa escolher a cadeira de escritório mais cara com todas estas características, se não prestarmos atenção a outros fatores de grande importância. O que é realmente essencial é que a cadeira te faça sentir confortável e com uma boa postura.

postua correta em cadeira de escriorio

Postura a adotar numa cadeira de escritório

Considera os seguintes pontos ao experimentares uma cadeira nova:

  1. Os pés devem descansar no chão;
  2. As coxas não devem estar inclinadas;
  3. A borda do assento deve ser arredondada;
  4. A parte de trás dos joelhos não devem estar na borda do assento. Se isto acontecer, poderá causar problemas de circulação e rigidez nas articulações;
  5. O assento deve ter pouca ou nenhuma deformação.

As 4 melhores cadeiras de escritório para melhorar a tua postura

Tal como foi dito, existem cadeiras de escritório baratas que ajudam a melhorar a tua postura e produtividade sem gastar muito dinheiro. Por isso mesmo, na Aquário Eletrónica temos ao teu dispor modelos ergonómicos que, certamente, irão agradar-te. Queres saber mais? Descobre a nossa seleção feita a pensar em ti:

1) Cadeira de Escritório Billum - Jysk

Cadeira de Escritório Jysk Billum da Jysk

 

Esta económica cadeira de escritório da marca Jysk oferece uma excelente relação custo-benefício. Além disso, tem as seguintes características: 

  • Assento estofado e acolchoado;

  • Encosto tipo em rede;

  • Largura de 630 mm, profundidade de 610 mm e altura de 109 cm.  

2) Cadeira De Escritório Skodsborg - Jysk

 

 Cadeira De Escritório Skodsborg da Jysk

 

O modelo Skodsborg é mais uma excelente opção da marca dinamarquesa Jysk, que tem como características:

  • Assento acolchoado; 

  • Encosto de tipo acolchoado; 

  • Largura de 660 mm, profundidade de 720 mm e altura mínima de 111 cm. 

3) Cadeira de Escritório CZER-CZAR - Topeshop Fotel

 

Cadeira de Escritório CZER-CZAR da Topeshop Fotel

 

Outro modelo a considerar é o FOTEL ENZO CZER-CZAR. Além de ser uma excelente opção para escritório, também é uma ótima alternativa para quem procura uma cadeira de gaming. Disponível também em azul. 

  • Assento acolchoado;

  • Encosto de tipo acolchoado. 

Procuras acessórios gaming? Temos uma vasta gama de auscultadores, comandos, joysticks, óculos, ratos, teclados, tapetes e muito mais! 

4) Cadeira de Escritório Inizio Pu - Arozzi 

 

Cadeira de Escritório Inizio Pu da Arozzi 

 

Desenhada para gaming mas adaptável às necessidades de um dia-a-dia de trabalho ou estudo, a cadeira de escritório Inizio Pu da Arozzi proporciona-te a mesma experiência sentida pelos gamers. 

Ergonómica e extremamente  confortável, tem um fantástico suporte para a cabeça e para a lombar, para que te sintas como novo mesmo depois de um longo dia de trabalho. 

Onde comprar cadeiras de escritório confortáveis?

Antes de mais nada, é importante lembrar-te que escolher uma boa cadeira de escritório é muito importante para o teu bem-estar, mas que não vai solucionar todos os teus problemas. Por isso, é importante que te levantes regularmente e caminhes alguns minutos a cada hora.

Quanto à compra da tua cadeira de escritório, se tiver dúvidas, fala connosco. Estamos inteiramente disponíveis para te ajudar a escolher o modelo indicado para as tuas necessidades! Caso já saibas o que pretendes, podes visitar-nos numa das nossas lojas físicas no Porto ou em Braga ou fazer a tua encomenda na nossa loja online.

Pronto para trabalhar com conforto?

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue