Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Como desentupir bicos de fogão a gás

imagem

Durante a época festiva, o fogão não tem descanso, por isso, é normal que nesse processo caia um pingo de gordura que acaba por entupir os bicos do fogão. Por isso, é preciso saber como desentupir bicos de fogão a gás, de modo a mantê-lo como novo.

Após cada uso, deves limpar o teu fogão a gás. Além de limpar a sujidade, ajudar-te-á a evitar as situações de entupimento nos bicos. Ainda assim, deves desentupi-los esporadicamente, de forma a manter o seu normal funcionamento e sem consumo excessivo de gás.

Queres saber como desentupir os bicos do fogão a gás? Então lê o nosso artigo.

Como saber se está na altura de desentupir o fogão?

Um dos problemas com o fogão a gás é, sem dúvida, o seu entupimento. Mas, como é que sabes se ele está ou não entupido? Através de alguns sinais.

Embora seja muito associado a entupimento, um fogão a gás com pouca chama pode significar que o gás está a acabar ou de que o eletrodoméstico não está a funcionar bem.

Quando tentas acender a placa a gás, não consegues acender o fogo e sentes o cheiro a gás? Então, este pode ser um claro sinal de que a boca do fogão já está totalmente entupida.

Outro sinal de que está na altura de limpar ou desentupir o teu fogão é o facto das chamas estarem amareladas, pois significa que há interferência no caminho de gás.

Prepara-te para limpar os bicos de fogão a gás

Para limpar os bicos do fogão, nada melhor do que contar com acessórios para fogões, tais como agulhas para desentupir bicos de fogão. Assim, a manutenção do teu fogão a gás fica facilitada.

Antes de começares a desentupir os bicos do fogão, deves desligá-lo e deixar que arrefeça por completo. Depois, estás em condições para começares a tua missão.

Como desentupir bicos de fogão a gás

Como desentupir bicos de fogão a gás em 5 passos

Agora que estás preparado, avança para a fácil tarefa que é desentupir os bicos do teu fogão a gás:

  1. Desliga a ligação do gás e da eletricidade do teu fogão (segurança em primeiro lugar, sempre!);

  2. Retira a grelha, os queimadores e os botões, para limpar os bicos do fogão gás com uma esponja macia com água e detergente da louça (ou desengordurante);

  3. Limpa a boca do fogão com a mesma esponja humedecida em água e detergente, enxaguando cada boca com um pano limpo e seco no final;

  4. Com a ajuda de uma agulha de costura ou de uma agulha para desentupir fogões, limpa os orifícios de forma delicada, removendo pequenos resíduos;

  5. Passa um pano limpo e seco por toda a superfície, coloca a grelha e os demais acessórios no lugar e restabelece as ligações ao gás e à eletricidade. Tenta acender o fogão e verifica se está tudo a funcionar normalmente ou se existe cheiro a gás que possa indicar alguma fuga.

Agora que sabes como desentupir bicos de fogão a gás, está na altura de pôr mãos à obra! Assim manténs o teu eletrodoméstico a funcionar corretamente e diminuis o seu consumo excessivo, reduzindo a tua conta com o gás.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue