Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

O que é a Domótica?

imagem

 

Cada vez mais se ouve falar em domótica. Sabes do que se trata? Não? Nós explicamos-te neste artigo.

Em resumo, este é o presente: casas inteligentes, em que a funcionalidade de alta voz já não serve só para ouvir música. Agora, esta funcionalidade compreende a nossa mensagem, respondendo àquilo que precisamos.

De acordo com alguns estudos de 2019, previa-se que o mercado das casas inteligentes crescesse 14% até 2022. Com a pandemia de COVID-19, estima-se que este número tenha sido ultrapassado, pois as pessoas passaram a estar mais tempo em casa.

Esta realidade parece-te interessante? Então continua a ler o nosso artigo.

Domótica: o que é?

Antes de tudo, é importante explicar-te o que é a domótica.

A palavra domótica resulta da junção de Domus, que significa "casa", e Imotique, que significa "automático". Ou seja, nada mais é do que uma tecnologia que une as vantagens da eletrónica e da informática para utilizar e gerir de forma integrada os diferentes equipamentos tecnológicos numa habitação.

Assim sendo, o objetivo da domótica é centralizar o controlo das funções dos vários sistemas de uma casa inteligente, como por exemplo, a iluminação ou a climatização, num único local, isto é, numa aplicação para smartphone ou tablet.

Smart TV - Domótica

Vantagens das casas inteligentes

Muito mais do que uma tendência, a domótica é uma forma de conseguir proporcionar conforto, segurança e poupança a diferentes níveis. Tal é possível a ajuda das assistentes inteligentes, como a Alexa, do Google, ou a Siri.

De facto, as casas inteligentes apresentam inúmeras vantagens, tais como:

1. Eficiência energética

Ao implementares sensores e tomadas inteligentes, estarás a potenciar a tua poupança na conta da eletricidade.

Por exemplo, aos teres os eletrodomésticos conectados ao teu smartphone, poderás controlar e programas o seu funcionamento de acordo com as tuas necessidades, evitando gastos desnecessários com a energia.

2. Mais segurança 

Se te preocupas com a segurança da tua casa quando vais de férias, com a domótica não tens de preocupar. Porquê? Porque podes vigiar a tua casa a qualquer hora e em qualquer lugar. Para tal, basta instalares sensores de movimento sem fios e um sistema de câmaras de vigilância.

Além de alertarem para as tentativas de roubo, os sensores notificam-te em caso de incêndio, fuga de água ou de outra situação anómala.

Assistente virtual

3. Mais conforto e conveniência com a domótica

Alguns gestos simples como o ligar e desligar as luzes ou programar a playlist do sistema de som são mais fáceis de realizar com um sistema de casa inteligente.

Uma vez mais, basta ter um smartphone e uma aplicação, ou uma assistente virtual, para controlar tudo.

Estás à procura de transformar a tua casa numa casa inteligente? Então vê quais são os 5 essenciais para transformares a tua casa numa smart home.

Vale a pena investir na domótica?

O custo de implementação da domótica em Portugal já foi mais caro. Atualmente, é possível ter acesso a orçamentos acessíveis e que, a longo prazo, permitem-te poupar na fatura de eletricidade.

Embora seja muito vantajoso a nível económico, instalar um sistema de casa inteligente na tua casa é uma forma de contribuíres para a preservação do nosso planeta, pois estarás a poupar recursos.

Outro aspeto importante a ter em conta é o valor que estás a acrescentar ao teu imóvel. Se um dia ponderares vendê-lo, tem em mente que o seu valor será mais alto ao ter um sistema de domótica.

Precisas de ajuda?

Fala connosco! Como? Através do nosso formulário de contacto ou de uma chamada para o 22 50 72 810 (chamada para a rede fixa nacional). 

Em alternativa, podes visitar-nos numa das nossas lojas no Porto ou em Braga.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue