Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Como aumentar sinal WiFi? A solução é um Sistema Mesh

imagem

Se estás cansado de pedir desculpa nas reuniões de teletrabalho por subitamente ficares offline ou se ficaste a meio do download das fotos das férias, não desesperes! Há solução.

Para resolver o problema de rede WiFi só precisas de optar por instalar um sistema mesh. 

 

O problema

Nada pior do que estarmos ligados à internet e, na hora H, esta ir abaixo ou simplesmente ficar lenta. 

Não existindo nenhum problema com o serviço de internet, geralmente esta situação acontece quando há uma grande distância entre o local onde está instalado o access point ou router e o sítio onde pretendemos aceder à internet.

 

A opção dos access points e repetidores de sinal

Para quem tenha um orçamento limitado e uma utilização mais esporádica da internet, a instalação de mais access points e repetidores de sinal é uma solução completamente válida!

Mas a verdade é que se trata de um caminho nem sempre suficiente.

Apesar de efetivamente melhorarem a cobertura WiFi, há algumas desvantagens a ponderar, nomeadamente o facto de ficarmos com redes separadas (ainda que possam ter o mesmo SSID, ou seja, o nome da rede wireless, e palavra-passe). 

Para além disto, como existem vários pontos de acesso, podem ocorrer momentos em que a transição de dispositivos entre as redes WiFi não seja imediata e impercetível. Isto é, a performance da ligação e experiência de utilização podem ser prejudicadas.

 

O sistema mesh: a solução para ter internet em toda a casa

Tal como o nome indica, os sistemas mesh criam uma rede sem fios em malha. 

Dependendo da área a que se quer dar cobertura, bem como da marca/fabricante do modelo, o número de unidades que compõem o kit poderá variar. 

 

    Sistema Mesh Asus Ac1500 Zenwifi Dual-band Gigabit  Router TP-Link AC1200 Whole-Home Mesh Wi-Fi Dual-

 

No entanto, no mínimo, serão necessários dois dispositivos: um que ficará diretamente ligado ao router e outro que será colocado na zona onde se pretende criar acesso à internet.

A rede mesh irá substituir totalmente a rede criada pelo router.

 

Principais vantagens das redes mesh:

Esta é uma tecnologia promissora, com grandes vantagens. Destacamos as principais:

 

  • Simplicidade da configuração: só terás de distribuir os APs pela casa e escolher um nome para a tua rede, bem como as definições de segurança (o que pode ser feito através de uma aplicação instalada no telemóvel). O sistema irá configurar-se automaticamente!
  • Gestão de performance otimizada e automática: se algum dos APs falhar, o sistema irá automaticamente redirecionar o tráfego por caminhos distintos. O mesmo acontece na gestão pura de performance: o sistema traçará sempre o melhor percurso para a comunicação entre os vários pontos.
  • Uma só rede WiFi: esta é a garantia de que tens uma ligação estável e contínua, sem quebras de performance, falhas de sinal ou reconexões.

 

E se precisares de ligação à internet num sítio ainda mais remoto de casa? É simples. A título de exemplo, um pacote TP-LINK Deco M4 (3-pack) fornece WiFi numa área até 370 metros quadrados. Se precisares de cobrir uma área maior, basta adicionares novos nós (da mesma marca) ao sistema.

Finalmente, resta referir que para além das vantagens e eficácia desta solução, o design dos APs é bastante estético!

 

A relação investimento-resultados

Um access point ou repetidor WiFi tende a ser mais económico do que a solução mesh.

Por sua vez, o preço de um sistema mesh varia em função das suas capacidades e também das unidades que integram o kit. Por exemplo, o Sistema Mesh Asus Ac1500 Zenwifi Dual-band Gigabit Branco Pack-2 e o Sistema Mesh Asus Ac1500 Zenwifi Dual-band Gigabit Branco Pack-3 que diferem entre si cerca de 60€.

Contudo, a relação investimento-resultados será superior ao optar por uma solução mesh.

 

Dica útil: antes de comprares o teu sistema mesh, avalia o tipo de router que tens em casa. Se o router já tiver incorporado a tecnologia mesh, só necessitarás de comprar um AP mesh compatível.

 

Na Aquário temos uma ampla gama de produtos para Redes/Comunicação. Certamente que encontrarás a solução ideal para as tuas necessidades!

Contacta-nos se precisares de mais alguma informação.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue