Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Portáteis recondicionados: vale a pena comprar?

imagem

Seja por questões ambientais, seja pelos seus preços reduzidos, os portáteis recondicionados estão cada vez mais populares, apesar de já estarem no mercado há anos.

Apesar da sua popularidade, ainda existem muitas dúvidas sobre estes dispositivos, e nós sabemos que é isso que te está a afastar de comprar um. Porém, nós estamos aqui para esclarecê-las e mostrar-te que esta é, sem dúvida, a melhor que podes fazer, quer para o ambiente, quer para a tua carteira.

Ao longo deste artigo, vamos falar-te das principais características e vantagens, assim como onde comprar portáteis recondicionados. Por isso, convidamos-te a ler até ao final!

O que é um computador portátil recondicionado?

Macbook recondicionado

Os portáteis recondicionados, ou "refurbished", são equipamentos originais das melhores e mais variadas marcas existentes no mercado, geralmente a um preço mais acessível.

E por que motivo são classificados como recondicionados? Existem diferentes razões:

  1. O computador pode já ter sido usado (e, por isso, ter algumas marcas de uso, mas que não afetam o seu bom e normal desempenho). Este tipo de situação é frequente, por exemplo, quando empresas substituem ou renovam o seu equipamento informático;

  2. Devoluções e cancelamentos de pedidos online: se o portátil não foi utilizado pelo cliente, então, depois de ser devolvido, poderá ser colocado novamente à venda com esta classificação;

  3. Gestão de stocks existentes em lojas físicas ou online: em casos de stock excedente, as lojas podem fazer ações de escoamento e, por isso, colocar os produtos à venda com preços mais acessíveis;

  4. Portáteis em exposição ou de demonstração que, estando em ótimas condições, são disponibilizados ao cliente como produto recondicionado.

Em todos os casos, há um elemento imprescindível: os portáteis têm de estar em ótimas condições. Para o efeito, são revistos cuidadosamente por uma equipa especializada antes de colocados à venda.

Como recondicionam um portátil?

Portátil recondicionado

Tal como referido, os portáteis são criteriosamente analisados antes de voltarem a ser disponibilizados ao consumidor. Para tal, a equipa técnica/informática leva a cabo procedimentos de limpeza externa e interna do computador, assim como a sua formatação.

No caso de ser necessário, também substituem componentes ou melhoram o desempenho de outros, tudo depende dos resultados dos testes de performance e funcionalidade.

Quais as 4 principais vantagens dos portáteis recondicionados?

Agora que sabes o que são e como se recondicionam, está na altura de passar para o mais importante: quais são, afinal, as vantagens de comprar portáteis recondicionados?

Sem dúvida que a principal é o preço. No entanto, existem outros benefícios em apostar neste tipo de equipamento, tais como:

1. Relação preço-qualidade

Sem dúvida que uma das principais vantagens é a relação preço-qualidade destes produtos. Afinal, os portáteis recondicionados são baratos quando comparados com equipamentos novos.

No entanto, para que não faças uma compra impulsiva, certifica-te de que estás informado/a sobre todas as especificações do equipamento e de que o portátil corresponde às tuas necessidades.

Em qualquer caso, um portátil recondicionado é uma boa forma de teres um equipamento de marca certificado, mas com um orçamento mais limitado.

Computador portátil recondicionado Dell

2. Portáteis recondicionados com garantia

Atualmente, a garantia é obrigatória em todos os equipamentos. Ao abrigo das leis europeias, todos os equipamentos recondicionados, assim como os novos, têm de cumprir com esta obrigação com o consumidor.

Dependendo da loja onde compras o teu portátil, a garantia é, no mínimo, de 1 ano. Por isso, presta atenção a este pormenor antes de realizares a tua compra.

3. Disponibilidade dos portáteis recondicionados em Portugal

Conforme foi dito, o mercado dos equipamentos recondicionados é cada vez mais popular em Portugal. Por isso mesmo, encontrar um portátil de acordo com o que pretende não será difícil.

Por isso, se precisas de um portátil rapidamente, mas o tipo de modelo que procuras não está disponível no mercado, procurar na secção dos recondicionados pode ser a solução.

4. Menor impacto ambiental 

Por último, mas não menos importante, comprar um computador recondicionado é uma forma de reduzires o teu impacto ambiental. Afinal, está-se a prolongar a vida de um equipamento, o que contribui para a economia circular. Como consequência, há a redução da produção massiva, assim como do lixo/desperdício tecnológico que, como sabes, traz diversos impactos ambientais.

O que deves ter em consideração ao comprar um portátil recondicionado?

Agora que conheces as principais características e vantagens de optar por um computador portátil recondicionado, resta resumir os três pontos a não esquecer quando vais comprar:

1. Onde comprar portáteis recondicionados

Com o crescimento dos marketplaces, é normal surgirem diversos produtos recondicionados à venda. No entanto, é preciso ter muito cuidado com estes negócios. Porquê? Porque muitas vezes são fraudes ou resultam na insatisfação do cliente, sobretudo se for uma compra entre particulares.

Para evitar dissabores e constrangimentos, deves escolher lojas ou marcas de confiança. Para tal, vê as opiniões de outros clientes, para que possas escolher o melhor local para fazeres a tua compra.

Na Aquário, a opinião dos clientes não mente: o nível de satisfação é de 9 em 10.

2. Garantia

Tal como foi dito, os produtos recondicionados também têm direito a garantia. Por isso mesmo, deves prestar atenção a este detalhe antes de avançares com a tua compra.

3. Condições/especificações dos equipamentos

Antes de tomares uma decisão, procura saber em que estado se encontra o equipamento. Para tal, analisa o porquê de ele ter a classificação de recondicionado, assim como a sua aparência, entre outros detalhes. Deste modo, consegues garantir que a tua compra é consciente.

Quando receberes o teu portátil recondicionado, verifica se tudo corresponde ao que foi descrito aquando a compra.

Onde comprar portáteis recondicionados em Portugal?

Neste momento, imaginamos que estejas entusiasmado para comprar o teu portátil recondicionado. Mas, há uma questão que se coloca: já sabes onde é que o vais comprar?

Com base neste artigo, reúne os requisitos que procuras para o teu portátil recondicionado e deixa o resto com a Aquário. 

Seja online ou numa das nossas lojas físicas, encontrarás uma seleção de equipamentos recondicionados das melhores marcas da atualidade. Assim, conseguirás ter um excelente desempenho sem gastar muito.

Ainda tens dúvidas? Contacta-nos, nós estamos aqui para te ajudar!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Últimos artigos publicados

Aquecedor de pés elétrico: calor, design e conforto
23 Dezembro, 2020

Aquecedor de pés elétrico: calor, design e conforto

Arquivo do blogue