Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Fontes de alimentação: o que são e para que servem?

imagem

Atualmente, existem diferentes padrões de fontes de alimentação para PC. Mas, porquê? Porque não só definem o tamanho físico, como também o tipo de conectores.

Seja porque estás a montar o teu próprio computador ou porque precisas de substituir a tua fonte de alimentação, é importante que saibas a utilidade deste componente. Além disso, é extremamente útil saberes quais são os tipos de fontes de energia que existem, para que possas escolher a mais adequada para o teu caso.

Sem mais demoras, continua a ler o artigo e descobre todas as respostas às tuas perguntas sobre fontes de alimentação!

O que é uma fonte de alimentação?

De forma resumida, a fonte de alimentação ou PSU (do inglês Power Supply Unit) é o componente que recebe a energia proveniente da rede elétrica doméstica que permite um computador funcionar.

Para evitar sobrecargas de energia, as fontes de alimentação convertem a voltagem da energia elétrica para alimentar todos os componentes do computador.

Fonte De Alimentação Full Modular Mwe 750w 80 Plus Cooler Master

Qual é a importância deste componente?

Tal como podes entender, este é um dos componentes mais importantes de um computador. Afinal, ele é o responsável por fornecer a energia que os componentes do computador precisam.

Para que consigas entender, vamos fazer uma analogia com o corpo humano, em que a motherboard é o sistema nervoso, o processador o cérebro, a corrente elétrica o alimento e a fonte de alimentação o sistema digestivo. Quando estás a praticar exercício físico sem te alimentares corretamente, o teu corpo vai começar a pedir energia, pois está com falta de vitaminas e minerais. No caso do computador, o mesmo acontece com a fonte de energia errada.

Quando escolheres uma fonte de energia que não é adequada para o teu computador, estás a fornecer menos energia do que aquela que ele precisa, o que poderá ao sobreaquecimento do teu PC. Como consequência, as ventoinhas (ou coolers) aumentam o seu esforço, reduzindo o desempenho dos teus componentes. Em casos extremos, esta situação poderá queimá-los.

Que tipos de fonte de alimentação existem?

Quando se fala em fontes de alimentação para PC, é preciso ter em conta os diferentes modelos que existem. Afinal, cada tipo tem diferentes especificações.

De um modo geral, as fontes de alimentação podem ser categorizadas por Tiers, mas é importante lembrar que esta é apenas uma avaliação sobre o seu funcionamento.

No caso do tamanho ou forma, as fontes de alimentação podem-se definir por:

AT

Por norma, este é um tipo de fonte de alimentação usado em computadores mais antigos. A principal diferença é que, ao contrário das fontes de energia atuais, é preciso desligar o computador manualmente, através do botão "Ligar/Desligar".

Fontes de alimentação ATX

Fonte De Alimentação Thermaltake Toughpower Gf2 Argb

As fontes de alimentação ATX são o padrão atual. Por norma, possuem 150 x 150 x 86 mm, no entanto, podem ter um comprimento maior, desde que se respeite a altura de 86 mm e a largura de 150 mm.

Flex ATX

Por norma, esta variante é utilizada em servidores e equipamentos especiais com sistemas com duas fontes redundantes, em que uma pode ser removida e a outra instalada sem desligar o sistema. Medem 150 x 81,5 x 40,5 mm.

SFX

Fonte de alimentação SF600, 600 Watt, SFX, 80 Plus Platinum da Corsair

Este tipo de alimentação conta com dimensões ainda mais reduzidas: por norma, medem 100 x 125 x 63,5 mm. Para serem instaladas em caixas ATX padrão, é necessário um adaptador.

Dentro do universo SFX, existe ainda a SFX-L, uma variante que permite a instalação de uma ventoinha maior. Medem 130 x 125 x 63,5 mm.

Fontes de alimentação TFX

Criadas para equipamentos e servidores especiais, estas fontes de energia têm dimensões de 85 x 65 x 185 mm.

Eficiência das fontes de alimentação

Fonte De Alimentação Nox Hummer Gd650 80 Plus Gold

No caso da eficiência das fontes de energia, a CEE (Comunidade Económica Europeia), definiu os parâmetros mínimos para a certificação 80 Plus Bronze, que todos os fabricantes que queiram vender na Europa têm de cumprir.

Para saberes se estás perante uma fonte de alimentação para o PC eficiente ou não, tens de prestar atenção ao seguinte: uma fonte 80 Plus é a menos eficiente, enquanto a mais eficiente é a 80 Plus Titanium. Eis, por ordem crescente, a escala que tens de considerar:

  • 80 Plus;

  • 80 Plus Bronze;

  • 80 Plus Silver;

  • 80 Plus Gold;

  • 80 Plus Platinium;

  • 80 Plus Titanium.

Onde comprar fontes de energia para o computador?

Independentemente da tua motivação, agora que sabes os tipos de fontes de alimentação existentes no mercado, está na altura de comprares a mais adequada para ti.

Precisas de ajuda? Contacta-nos ou visita-nos, seja online ou numa das nossas lojas físicas. Quer num caso ou noutro, terás sempre à tua disposição uma equipa de especialistas prontos para esclarecer todas as tuas dúvidas.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue