Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Como escolher um ar condicionado

imagem

Se procuras um ambiente de conforto e bem-estar, o ar condicionado pode ser a solução. No entanto, sabemos que nem sempre é fácil escolher o ideal.

Com a diversidade de modelos e funcionalidades que existem, é normal que tenhas dúvidas. Mas não te preocupes, pois neste artigo encontras as principais características para escolheres o melhor ar condicionado para climatizares a tua casa.

Como funciona o ar condicionado

Em suma, o ar condicionado é um sistema que permite controlar a temperatura de um espaço, quer seja para arrefecê-lo, quer seja para aquecê-lo. Como? Através de um processo de troca, absorvendo a energia de um local e libertando-a noutro.

Para que este processo se realize, é necessário existir, no mínimo, uma unidade interior (evaporadora) e uma unidade exterior (compressor), assim como tubagem a interligar as unidades.

Através dos tubos, o líquido ou o gás refrigerante circula de uma unidade para outra, absorvendo a energia de uma unidade para libertar na outra.

Que tipos de ar condicionado existem?

As principais opções para uso doméstico são os sistemas de ar condicionado de parede ou o ar condicionado portátil.

Por um lado, os modelos portáteis podem ser inseridos em qualquer espaço da casa, ao contrário dos modelos fixos. No entanto, são mais ruidosos.

No que diz respeito ao modelo fixo, a sua instalação tem de ser feita por profissionais, que irão verificar se a parede onde está pode ser perfurada de modo a colocar o tubo para o exterior. Além disso, requer manutenção profissional a cada 6 meses, para evitar a propagação de doenças.

Ar condicionado na sala

Qual a potência adequada?

Antes de mais, precisas de saber que a unidade de medida da potência do ar condicionado é a BTU (British Thermal Unit, ou seja, unidade térmica britânica). Por isso, quanto maior for o número de BTU, maior será a potência de aquecimento e arrefecimento do aparelho.

Posto isto, como saber qual a potência que o sistema tem de ter para aquecer ou arrefecer uma divisão? Usando a seguinte proporção 1 m2 = 500 BTUs.

Por exemplo, para climatizares uma divisão com uma área até 24 m2, como a sala de estar ou um quarto grande, precisas de um ar condicionado com 12000 BTUs. Já para um escritório ou um quarto com uma área até 18 m2, o ideal é um ar condicionado com 9000 BTUs.

Funções do ar condicionado

Outro aspeto importante a considerar na compra deste tipo de aparelho é o número de funções que tem e, claro, se conseguem satisfazer as tuas necessidades.

Assim sendo, os principais modos (funções) são:

  • Auto (Automático), que permite ajustar automaticamente a temperatura ambiente e a velocidade do ventilador tendo em conta a temperatura do ambiente;

  • Dry (Seco), para remover a humidade do ar em ambientes fechados, funcionado como um desumidificador;

  • Heat (Quente), ou ar condicionado quente, ideal para aquecer o ambiente em dias mais frios;

  • Cool (Frio), conhecido também como o ar condicionado frio, ideal para climatizar a casa durante o verão;

  • Fan (Ventilador), para arejar a casa e renovar o ar;

  • Sleep (Modo noturno), que permite manter a temperatura agradável durante a noite e melhora a qualidade do sono;

  • Timer (Temporizador), para programar o aparelho para ligar ou desligar num determinado horário;

  • Turbo, ideal para dias muito quentes, em que precisas de refrescar o ambiente de forma rápida.

Ar condicionado na cozinha

Qual o melhor ar condicionado em termos de qualidade/preço?

Depois de saberes quais são os tipos que existem, está na altura de procurar o modelo mais adequado a ti.

Embora o ar condicionado possa funcionar como quente ou frio, é importante saber se esta é a tua melhor opção de climatização. Por exemplo, se a tua casa é fria durante todo o ano, então podes encontrar tentar encontrar opções adequadas para aquecê-la durante o inverno.

Caso consideres que a aquisição é vantajosa tendo em conta o seu uso, deves então procurar um ar condicionado com a potência adequada às divisões que vais climatizar, pois um aparelho com potência insuficiente irá consumir mais energia para climatizar o espaço, uma vez que trabalhará mais tempo na potência máxima para atingir a temperatura que desejares.

Por último, mas não menos importante, lê a etiqueta energética do aparelho que queres comprar. Assim, consegues ter uma perceção do seu nível de desempenho e eficiência energética, assim como o consumo anual de energia (kWh/ano).

Opções que podes encontrar na Aquário Electrónica

Para te ajudar a decidir, deixamos-te algumas opções disponíveis na Aquário Electrónica, para que possas climatizar da melhor forma a tua casa.

Conjunto de ar Condicionado LG AC12BK

Conjunto de ar Condicionado LG AC12BK

Este conjunto de climatização da marca LG tem uma eficiência energética de arrefecimento A++ e de aquecimento A+.

Ar condicionado Samsung 18000 BTU Comfort Wi-Fi

Ar condicionado Samsung 18000 BTU Comfort Wi-Fi

Esta unidade interior da marca Samsung conta com 18000 BTUs de potência e com funcionalidade Wi-Fi, permitindo-te controlar o aparelho com uma aplicação para telemóvel.

Tens dúvidas?

Fala connosco ou visita-nos numa das nossas lojas físicas.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue