Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Como carregar carros elétricos?

imagem

 

Procuras adotar medidas que preservem o meio ambiente? Então, certamente que estás a pensar comprar um carro híbrido ou elétrico. No entanto, sabes como carregar carros elétricos? Se não sabes, neste artigo poderás saber tudo o que precisas sobre o tema.

Como carregar carros elétricos?

Uma das dúvidas mais frequentes é, sem dúvida, sobre como carregar carros elétricos. Afinal, se tiveres de carregá-lo na rua, esse cenário será ligeiramente diferente do que se tiveres de carregar em casa.

Para te ajudar, mostramos-te os passos que deves seguir em cada uma dessas situações.

Posto de carregamento para carros elétricos

Carregar carros elétricos fora de casa

Atualmente, existem vários pontos de carregamento elétrico espalhados pelo país. No entanto, é necessário realizares alguns passos antes de efetuares o teu carregamento.

Em primeiro lugar, precisas de aderir ao cartão CEME (Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica). Assim, poderás carregar o teu carro num ponto público, independentemente do comercializador que escolhas.

Depois, quando precisares, basta localizares o ponto de carregamento mais próximo de ti, passar o teu cartão CEME para ativá-lo e escolher a tomada adequada ao teu carro, ligando-o ao veículo. 

Por norma, os pontos de carregamento dispõem de tomadas tradicionais (Tipo 1) e a tomada Mennekes (Tipo 2). Por isso, terás de ter em conta esta informação quando comprares cabos para carregar carros elétricos

Assim que terminares de carregar o teu carro elétrico, basta passares novamente o cartão CEME, para terminar o carregamento e remover a tomada. Posteriormente, o valor deste carregamento será debitado na tua conta associada ao cartão.

Carregamento do carro elétrico dentro de casa

Como carregar carros elétricos em casa

Sem dúvida que um dos pontos positivos dos carros elétricos é a comodidade de poder carregá-lo em casa de um dia para o outro. Contudo, a principal questão que se coloca é: deve-se ou não usar uma tomada convencional?

Embora se possa carregar um carro elétrico numa tomada convencional, esta não é, de todo, a melhor solução. Porquê? Porque um veículo elétrico com uma bateria de 41 kWh e mais de 300 km de autonomia poderá demorar até 25 horas a carregar. Por isso, a solução passa por escolher a Wallbox.

Carregador Wallbox

O que é uma Wallbox?

Em suma, trata-se de um pequeno posto de carregamento que permite um carregamento muito mais rápido do que através de uma tomada convencional.

A par do tempo de carregamento, carregar um carro elétrico por muitas horas pode provocar danos na bateria a longo prazo, reduzindo a sua vida útil. Além disso, pode causar problemas na rede elétrica ou até sobreaquecimento, o que potencia o risco de incêndio. 

Com uma Wallbox, nenhum destes cenários se põe em cima da mesa, uma vez que este sistema protege todos os equipamentos ao ajustar a potência da corrente elétrica às características do veículo das instalações elétricas monofásicas ou trifásicas.

Atualmente, existem soluções que incluem cabos de carregamento, como é o caso do Conjunto Wallbox Gc Ev Powerbox 22kw Rfid Cabo 5m.

Perguntas mais frequentes sobre carregar carros elétricos

Carregar um veículo elétrico é, como podes ver, muito simples. Porém, é normal existirem algumas dúvidas específicas sobre como carregar carros elétricos. Por isso mesmo, decidimos reunir as mais comuns.

É seguro carregar a bateria à chuva?

Sim, pois os cabos do carregador, assim como qualquer componente elétrico do carro, são testados para protegerem o utilizador de um choque elétrico, mesmo quando se trata de um jato de água de uma mangueira.

Carregamento de um carro elétrico

Podem roubar os cabos de carregamento?

Apesar de os postos Mobi.E bloquearem o cabo durante o carregamento, dificultando o roubo, os cabos podem ser cortados. Por isso, é recomendável que estejas próximo do ponto de carregamento.

Pode-se carregar um carro elétrico num apartamento?

Podem existir situações mais complicadas do que outras, no entanto, é completamente possível carregar o teu carro elétrico num apartamento.

No caso de teres uma garagem individual, os pontos de eletricidade que estão ligados ao quadro elétrico do teu apartamento, facilitando o carregamento. Se tiveres um lugar de estacionamento, podes ver a possibilidade de ter uma tomada ligada ao quadro elétrico da tua habitação ou instalar um cabo que ligue a tomada do lugar de estacionamento ao teu apartamento.

Se nenhuma das opções anteriores for viável, então, podes usar a energia elétrica comum do edifício. Mas deves contactar previamente o administrador do condomínio, de modo a estabelecer um acordo sobre a contabilização da energia consumida e o respetivo pagamento.

Onde comprar cabos de carregamento para carros elétricos?

Tal como foi referido, para carregar veículos elétricos precisas de cabos adequados para o efeito. Assim sendo, precisas de comprá-los. Mas onde? Na Aquário!

Seja online ou numa das nossas lojas físicas, poderás encontrar diversos acessórios que te permitirão carregar o teu carro sem inconvenientes. Tudo, claro, com o acompanhamento de uma equipa de profissionais, disposta a ouvir todas as tuas dúvidas.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue