Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Maquina de Secar ou Máquina de Lavar e Secar: qual a melhor opção?

imagem

Para muitas famílias, a escolha entre uma máquina de secar roupa independente e uma máquina de lavar e secar 2-em-1 pode rapidamente tornar-se numa dor de cabeça. À primeira vista, combinar duas máquinas numa só parece ser um excelente modo de poupar espaço, principalmente para quem vive num apartamento com espaço limitado. Mas será que esta combinação traz apenas o melhor dos dois mundos, ou vem com alguns asteriscos?

Neste artigo, analisamos as nuances de ambas as opções, apresentando informações sobre o seu funcionamento, os seus prós e contras e o modo como se adequam a diferentes estilos de vida.

O que é uma máquina de lavar e secar roupa 2-em-1?

Uma máquina de lavar e secar roupa é um eletrodoméstico versátil que combina as funções de lavar e secar roupa numa só unidade. Embora as suas origens remontem a 1953, tornaram-se uma escolha cada vez mais popular em ambientes urbanos, principalmente para quem procura maximizar o espaço livre nas suas casas ou apartamentos. Estas máquinas foram concebidas para passar automaticamente da lavagem para a secagem - mas, como veremos em seguida, esta comodidade tem algumas limitações e desvantagens.

Como funcionam as máquinas de lavar e secar roupa?

Na prática, uma máquina de lavar e secar roupa 2-em-1 faz o que o próprio nome indica: lavagem e secagem. Inicialmente, funciona como uma máquina de lavar normal e utiliza água e os típicos produtos de limpeza (detergente, amaciador, etc.) para realizar o ciclo de lavagem. Estando este concluído, a máquina passa para a fase de secagem.

Durante a secagem, ocorre um processo que utiliza normalmente um condensador com um sistema de transferência de calor, onde o ar quente passa através de lâminas metálicas arrefecidas por água. Embora este método seja compacto e não exija uma ventilação externa, é geralmente menos eficiente do que os sistemas baseados no ar que se encontram nas máquinas de secar independentes (embora já existam máquinas 2-em-1 que utilizam secagem por bomba de calor).

De notar que o sistema de condensador consume muita água, o que pode levar a uma surpresa desagradável na fatura da água.

Vantagens das máquinas de lavar e secar combinadas

Sem dúvida, a grande vantagem é a poupança de espaço. O design compacto das máquinas de lavar e secar roupa combinadas é altamente prático para apartamentos ou casas com espaço de lavandaria limitado.

Depois, há potencialmente uma vantagem de conveniência. A integração da lavagem e secagem numa só máquina pode simplificar o processo de lavagem e secagem da roupa, reduzindo a necessidade de intervenção manual entre ciclos. Mas tudo depende dos hábitos de tratamento de roupa de cada um.

Desvantagens das máquinas de lavar e secar combinadas

Embora as máquinas combinadas efetuem a lavagem de modo muito semelhante às máquinas de lavar independentes, a grande desvantagem está na secagem, que é menos eficaz. As capacidades de secagem das máquinas 2-em-1 são frequentemente inferiores às das máquinas de secar independentes. Os ciclos de secagem podem ser excessivamente longos, demorando até seis horas em alguns modelos, e geralmente não atingem o mesmo nível de secagem.

Um outro ponto importante é a fiabilidade e a reparação destes modelos combinados. Tratando-se de modelos inevitavelmente mais complexos, as máquinas 2-em-1 podem necessitar de manutenção e intervenções técnicas mais frequentes. Embora exista uma enorme variabilidade de modelo para modelo, uma investigação extensa do “The New York Times” concluiu que as máquinas combinadas vendidas nos Estados Unidos têm uma taxa de reparação de 70% no primeiro ano de utilização.

Por fim, convém notar também uma outra limitação das máquinas 2-em-1: o facto de só conseguirem efetuar a lavagem ou a secagem de cada vez, mas não as duas em simultâneo, com uma capacidade menor. Esta limitação pode ser uma desvantagem significativa para as famílias com grandes cargas de roupa.

Máquinas de lavar e secar roupa empilhadas

Curiosamente, há uma terceira opção para quem procura a poupança de espaço e as vantagens do uso de duas máquinas separadas: o empilhamento das máquinas.

Acaba por ser bastante simples: duas unidades compatíveis são empilhadas através do uso de um kit de empilhamento, que garante uma instalação segura e estável. Esta configuração oferece a eficiência e a capacidade das unidades autónomas, mantendo uma pegada mais pequena na casa.

E o custo?

Atualmente, os preços das máquinas de lavar e de secar roupa independentes e das máquinas combinadas podem ser bastante semelhantes, o que faz com que a decisão tenha mais a ver com a limitação de espaço do que com o orçamento.

De notar que, por utilizarem tecnologias de secagem menos eficientes, maiores volumes de água e (potencialmente) maior necessidade de reparações, as máquinas 2-em-1 podem resultar num investimento maior no longo-prazo.

Combinar ou separar?

Como vimos neste artigo, hoje em dia, a decisão entre comprar máquinas de lavar e secar roupa independentes ou uma máquina de lavar e secar roupa combinada depende essencialmente do espaço disponível e das preferências pessoais de quem a vai usar.

É certo que as máquinas de lavar e secar combinadas oferecem uma solução que poupa espaço com a conveniência de duas funções numa só unidade, mas com várias desvantagens. Um desempenho de secagem menos eficiente, os potenciais problemas de fiabilidade, o funcionamento com uma única função de cada vez e os maiores custos no longo-prazo tornam mais difícil justificar esta opção.

Como concluiu o “The New York Times” na sua análise sobre este tema, “se não tiver outra opção prática para lavar e secar a sua roupa, poderá considerar adquirir uma máquina de lavar e secar roupa tudo-em-um.”

Mas não há nada como analisar qual a solução ideal para o teu caso em específico. Se ainda estiveres indeciso sobre qual opção escolher, visita uma das nossas lojas físicas no Porto ou em Braga e um dos nossos especialistas vai conseguir ajudar-te a encontrar a melhor solução.

Até lá, sugerimos que consultes o nosso stock de máquinas de lavar roupa, máquinas de secar, e máquinas de lavar e secar roupa.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue