Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

O kit de ferramentas eletrônicas essencial para qualquer entusiasta.

imagem

Queres iniciar-te na eletrónica? Ter uma bancada de eletrónica pronta para responder a qualquer projeto? Descobre qual é o kit ferramentas essencial para qualquer entusiasta! Não deixes que te falte nada.

 

Podias viver sem eletrónica? Podias, mas não seria a mesma coisa…

Dizem que a matemática é fundamental para toda a vida… Mas nós diríamos melhor: a eletrónica vai ser-te sempre útil!

Hoje em dia é praticamente impensável pensar num mundo sem eletrónica. E embora possa parecer complexa, os princípios são básicos.

Por isso, se és um entusiasta da área, nada melhor do que começares já o teu kit ferramentas eletrónica. Asseguramos-te que lhe vais dar muito uso!

 

Mãos à obra!

Não precisas de devorar livros. Só precisas de ferramentas para eletrónica para começar a trabalhar. A prática leva à perfeição.

Assim, quanto mais praticares, mais rapidamente serás capaz de fazer reparações. Não é raro haver situações em que basta identificar e substituir um componente avariado ou… simplesmente aplicar um pingo de solda! Depois disto, vais estar a desenvolver projetos complexos!

Então, afinal, do que precisas para começar?

 

O kit ferramentas eletrónica essencial para qualquer entusiasta

Vamos diretos ao assunto: poderias escolher um qualquer kit ferramentas eletrónica já disponível no mercado. Contudo, estes não são criados a pensar no teu caso em particular.

Nada substitui algo que preparaste e criaste desde raiz, com as tuas necessidades em mente.

Aconselhamos-te a começar por estes essenciais:

 

1. Alicates

Esta ferramenta dispensa apresentações, certo? Útil nas mais diversas circunstâncias, no caso da eletrónica não vais querer que te falte um Alicate De Decapagem ou um Alicates De Corte Em Diagonal para cortares cabos.

 

2. Chaves de Precisão

Quando começares a desmontar placas ou a montar circuitos vais desesperar se não tiveres as chaves corretas. Esquece as chaves de fendas ou parafusos que tens aí por casa. Escolhe uma boa chave de precisão, por exemplo magnética, e evita a frustração de estar sempre a perder parafusos milimétricos!

 

3. Multímetro

Bolas de cristal? Não. A eletrónica não é magia, nem vais conseguir adivinhar onde está o problema. Ou melhor, o teu instinto pode estar certo, mas só o vais conseguir confirmar com um multímetro!

Vais precisar desta ferramenta, que existe em modelos digitais ou analógicos, para medir e avaliar grandezas elétricas.

 

4. Estação/ferro de soldar

O ferro de soldar é uma ferramenta manual utilizada para unir de forma permanente dois objetos metálicos com um aglutinante de liga metálica.

Existem muitas soluções no mercado: ferros de resistência simples, ferros de solda de transformador ou estações de soldagem… Por qual deves optar? Depende das tuas necessidades e do à vontade que sentes nos teus projetos de eletrónica!

Finalmente, não te esqueças de ponderar sobre a potência, amplitude da temperatura e o tamanho da ponta.

 

5. Estanho e pasta de soldar

Se tiveres o ferro de soldar, mas não tiveres solda… É como se quisesses fazer uma omelete sem ovos.

Limpa a superfície onde vais soldar o componente eletrónico com um pouco de pasta (eliminando impurezas, gorduras, ferrugem…), para que a condutividade e a resistência mecânica sejam perfeitas. Assim, tens a certeza de que a solda irá fixar corretamente!

Para além disto, pondera comprar um suporte para ferro de soldar com lupa.

 

Se já tens estes 5 essenciais na tua bancada de eletrónica… Não dispenses:

 

6. Osciloscópio

De maneira geral, este é um aparelho eletrónico que permite a visualização e análise de sinais de tensão ao longo do tempo.

Assim, tanto um osciloscópio digital como analógico vão ser-te muito úteis vai ajudar a identificar picos de tensão e outros problemas eletrónicos.

 

7. Fonte de alimentação

Tal como o nome indica, este é um equipamento usado para alimentar cargas elétricas. Os teus dispositivos vão precisar que os componentes recebam energia para funcionar!


 

8. Breadboards/Placas de prototipagem

Uma Breadboard, ou placa de ensaio, também conhecida como placa de prototipagem, é uma placa com furos e conexões condutoras para montagem de circuitos elétricos experimentais.

Queres testar um circuito? Começa por aqui!

 

9. Componentes eletrónicos

Relembramos: cada projeto tem as suas exigências.

Contudo, temos a certeza de que quando começares um trabalho de eletrónica vais querer ter à mão resistências, potenciómetros, condensadores, transístores, díodos ou leds.

Uma dica extra: não te esqueças de arrumar o teu espaço com a ajuda de caixas organizadoras. É mesmo muito fácil sentires-te perdido no meio de componentes de eletrónica.


 

Em resumo

Elementos simples são suficientes para começares. Se queres fazer algumas experiências, aventura-te com kits de iniciação ou didáticos!

Não precisas de comprar logo tudo.

No entanto, tens aqui excelentes pistas para que nada te falte 😉 E se tiveres dúvidas, já sabes que estamos disponíveis para te aconselhar.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue