Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Arduíno: o que é, primeiros passos e projetos

imagem

Desde que surgiu, o Arduíno é um dos melhores amigos dos amantes de eletrónica. 

Se estás a iniciar-te, vais precisar sem dúvida de perceber o que é o Arduíno e quais os primeiros passos para criares os teus protótipos de eletrónica. E já agora, por que não algumas ideias de projetos para desenvolveres? Neste artigo contamos-te tudo!

 

O que é o Arduíno

De acordo com a própria marca, o Arduíno é uma plataforma eletrónica de código aberto, baseada em hardware e software de fácil utilização. As instruções são dadas ao microcontrolador da placa através da linguagem de programação Arduino (baseada em Wiring), e do Software Arduino (IDE), baseado em Processing.

Em termos práticos, a placa Arduino é um pequeno computador que podes programar – num código numa linguagem semelhante a C/C++ - para processar entradas e despoletar saídas/ações entre o dispositivo e os componentes externos a que está conectado.

Para além de tudo isto, o Arduíno caracteriza-se pela sua versatilidade: atende a vários tipos de projeto, dos mais simples aos mais complexos, com os diferentes modelos e versões que existem no mercado. IoT, robots, sistemas de automação, alarmes ou sensores são apenas alguns dos exemplos de aplicações possível desta placa de eletrónica.

Assim, o principal objetivo do Arduino é simplificar e tornar mais acessível, bem como mais barata, a prototipagem eletrónica.

Não é de admirar, portanto, que seja tão conhecido e utilizado por estudantes, entusiastas e profissionais das mais distintas áreas.

 

A placa Arduino mais indicada para dar os primeiros passos

Como já referido, desde o seu surgimento, as placas Arduino têm sofrido desenvolvimentos e são várias as versões que se encontram disponíveis no mercado da eletrónica.

A sua classificação é feita de acordo com os recursos e capacidade de processamento/controlo.

Se estás a começar, qual seria a opção mais indicada? Depende do que pretendes fazer, mas aconselharíamos:

 

Arduino Uno

Esta é talvez a mais conhecida das placas Arduino e muito recomendada para quem está a iniciar-se na eletrónica. Porquê?

  • Tem uma ótima relação custo-benefício.
  • A quantidade de portas (entrada/saída) é suficiente para a criação de protótipos com vários sensores e módulos conectados. 
  • O microcontrolador ATMega328P, com clock de 16MHz, 14 pinos de I/O, sendo 6 analógicos e 6 com função PWM (Pulse Width Modulation). 
  • Tem 32KB de memória flash.

 

Arduino UNO R3

Podes ver aqui o Arduino Uno Rev.3 ou, em alternativa, ponderar optar por um Kit De Iniciação Arduino.

 

Kit de Iniciação Arduino

A vantagem?

Este kit vai orientar-te de uma forma prática e é composto por vários componentes que te dão a possibilidade de desenvolver 15 projetos distintos.

Ou seja, não precisas de fazer mais compras, nem te vais sentir perdido no meio de tantas possibilidades que a eletrónica te oferece.

 

Ideias de Projetos com o Arduino

Aqui ficam algumas ideias e sugestões de projetos que podes desenvolver com recurso ao Arduino:

 

  1. CONHEÇA AS SUAS FERRAMENTAS: uma introdução aos conceitos que precisaras para usar este kit
  2. INTERFACE ESPACIAL: desenvolve o painel de controlo para uma nave estelar
  3. LOVE-O-METER: mede a tua temperatura corporal
  4. LÂMPADA DE MISTURA DE COR: produz qualquer cor com uma lâmpada que usa luz como entrada
  5. MOOD CUE: indício de pessoas em como você está fazendo
  6. LIGHT THEREMIN: cria um instrumento musical
  7. INSTRUMENTO DE TECLADO: toca a tua própria música
  8. DIGITAL HOURGLASS: uma ampulheta light-up
  9. MOTWIZEL PINWHEEL: uma roda colorida
  10. ZOETROPE: uma animação mecânica 
  11. CRYSTAL BALL: o lado místico da eletrónica
  12. KNOCK LOCK: insere o código secreto para abrir a porta
  13. TOUCHY-FEEL LAMP: uma lâmpada que responde ao teu toque
  14. TWEAK THE ARDUINO LOGO: controla o teu computador pessoal
  15. BOTÕES DE PASSAGEM: cria um controlo para todos os teus dispositivos!

 

Queres ainda mais sugestões com a placa Arduino Uno? A própria marca incentiva a comunidade a partilhar os seus projetos e destaca os mais inovadores no seu blog próprio. 

A lista de projetos construídos com o Arduino é longa e a cada dia surgem novos tutoriais e códigos: uma das vantagens de se trabalhar em open-source!
 

Em resumo

O Arduino abre-te imensas possibilidades e não faltam tutoriais disponíveis na internet para te aventurares com projetos de vários níveis de especialidade.

Não te esqueças: as funcionalidades do Arduino também podem ser facilmente ampliadas. Basta acrescentar sensores, módulos e shields para integrar novas funções!

 

Encomenda o teu na loja online ou visita as lojas físicas da Aquário. Se tiveres alguma dúvida, temos uma equipa à disposição para te ajudar!

Até já!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue