Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Docking station: o que é e para que serve?

imagem

 

Quando pensas adquirir um computador, certamente que queres um modelo com entradas suficientes para conectares os dispositivos que queres. Mas, sabias que existe forma de resolveres a falta de portas de entrada com uma docking station?

Se queres saber do que se trata e como é que uma docking station te pode ajudar, por exemplo, a melhorar a tua experiência de uso de um computador portátil, continua a ler este artigo.

O que é uma docking station?

Em resumo, uma docking station (ou um duplicador de portas) é um suporte que encaixas no teu computador portátil para expandir a sua conectividade. 

Deste modo, consegues portas USB adicionais, leitor de cartões de memória ou mesmo entradas para ligar uma placa de vídeo externa.

Que tipos de docking station existem?

Atualmente, existem 4 tipos de docking station para laptop:

  • Port Replicator: um modelo básico que replica as portas que o computador tem, funcionando como cabos extensores;

  • Beakout Dock: possui portas adicionais, aumentando, assim, o poder de utilização dos recursos do computador;

  • Computer Stand: servem como suporte do computador portátil, regulando a altura. Além disso, algumas contam com um cooler, aumentando a refrigeração do equipamento;

  • Converter Dock: este é o tipo de docking station mais potente, pois funciona como se fosse um hub. Tem vários conversores em simultâneo, o que permite ligar placas de vídeo e de rede, assim como modems e leitores de cartão de memória.

Porque deves comprar um duplicador de portas?

  • Facilidade de uso;

  • Adaptação a diferentes dispositivos;

  • Melhor organização, pois deixa a área de trabalho mais organizada e sem fios expostos;

  • Mais portas e interfaces, sobretudo nos modelos de computadores portáteis mais recentes.

5 docking stations para otimizares o teu trabalho

Precisas de ampliar o número de portas disponíveis no teu computador? Então, sugerimos-te 5 duplicadores de portas que, certamente, te irão ser muito úteis para otimizar o teu trabalho.

1. Docking Station 2.5/3.5 Disco HDD/SSD Sata USB 3

Docking Station 2.5-3.5 Disco HDD-SSD Sata USB 3

 

Compatível com USB 3.0, este modelo da Maiwo permite-te conectar discos HDD ou SSD Sata, mostrando que os duplicadores de portas não precisam de ser caros.

2. Docking Type C Travel 1 X 4k ++

Docking Type C Travel 1 X 4k

 

Com este duplicador de entradas Type-C, consegues conectar equipamentos com entradas HDMI, RJ45, USB 3.2 Type-A, USB 3.2 Type-C e VGA. Além disso, podes contar com uma velocidade de transferência de 5000 Mbit/s.

3. Docking Station Lenovo Usb-C Mini Dock Com Fios Usb 3.2 Gen 1

Docking Station Lenovo Usb-C Mini Dock Com Fios Usb 3.2 Gen 1

 

Se procuras uma docking station USB-C, então, tens esta opção da Lenovo, que conta com, entre outras características, porta combinada auscultadores/microfone.

4. Docking Station Dell Wd19s 130w

Docking Station Dell Wd19s 130w

 

Com este duplicador de entradas, consegues não só aumentar o número de entradas disponíveis, como também ter uma resolução digital máxima de 5120 x 2880 pixels.

 

5. Hp Tb 120w G4 Dock

Hp Tb 120w G4 Dock

Por último, uma sugestão de dockint station HP, cuja interface do host é Thunderbolt 4, com 4 entradas Tipo A e 1 entrada Tipo C. Conta com 2 portas DisplayPort 1.4 e 1 porta para HDMI 2.0. Além disso, conta com a funcionalidade de USB Power Delivery.

Ainda tens dúvidas? Contacta-nos!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue