Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Máquinas de secar roupa: como fazer uma excelente compra?

imagem

 

Se não tens sítio ou estendal para secares a tua roupa no inverno, e não queres depender das condições meteorológicas para secá-la, sem dúvida que as máquinas de secar roupa são uma mais-valia para ti.

Além de não dependeres do tempo para secares a tua roupa, a secagem com uma máquina de secar roupa é muito mais simples e rápida. Contudo, tens de escolher o modelo mais indicado para as tuas necessidades e, claro, adequado ao teu orçamento.

Se queres aproveitar esta época para comprares uma máquina de secar para facilitar a secagem da tua roupa, lê com atenção este guia e escolher a melhor máquina de secar roupa para ti.

Como escolher a melhor máquina de secar roupa? 4 características imprescindíveis

À semelhança do que acontece com as máquinas de lavar roupa, as secadoras têm medidas-padrão com 85 centímetros de altura, 60 centímetros de largura e entre 61 a 67 centímetros de profundidade. Além disso, o seu carregamento é frontal.

Mas ao escolheres o modelo ideal para ti, deves ter em conta algumas características para uma boa compra. Descobre quais a seguir!

1. Tecnologias das máquinas de secar roupa

Atualmente, existem 3 modelos de máquinas de secar diferentes:

Bomba de calor

Secador Roupa Indesit Ytnm-1192-Krx

Oferecem mais proteção à tua roupa. Além disso, são opções mais ecológicas, pois usam baixas temperaturas e reutilizam o ar quente para secar a roupa, e não têm tubos ou mangueiras externas.

Máquinas de secar roupa de condensação

Msr Hotpoin.Cond.8kg.B.Calor-Ntm1182sk

Não precisam de tubo de exaustão, por isso, podes instalá-las onde quiseres, desde que seja bem ventilado. A água que se remove da roupa vai para um recipiente, que precisas de esvaziar regularmente.

Exaustão

Máquina de Secar Roupa Evacuação 8kg C - Beko

Ventilam o ar quente e a humidade para o exterior através de um tubo que tem de estar ligado ao exterior. Por isso, precisas de colocá-la perto duma janela. Em contrapartida, não precisas de esvaziar nenhum recipiente de água, e a secagem da roupa é muito rápida.

 

2. Capacidade

Para que seja possível passar a carga de roupa de um equipamento para o outro, a máquina de secar roupa deve ter a mesma capacidade que a máquina de lavar roupa.

No mercado, existem modelos que variam entre os 7 e os 10 kg.

3. Funções das máquinas de secar roupa

De um modo geral, as máquinas de secar roupa podem ser manuais ou com sensor. 

No primeiro caso, costumam ter entre duas a três configurações, que incluem algodões, sintéticos e delicados. Já as máquinas de secar com sensor, possuem mais programas.

No mercado, é possível encontrares máquinas de secar roupa com as seguintes funções:

  • Sensor de secagem, que mede e regular as temperaturas e a humidade residual (ajuda a poupar energia e tempo com o ferro de engomar);

  • Anti-vincos, uma função que previne a formação de vincos resultantes da rodagem dos tecidos durante horas na máquina de lavar. Pode ser uma característica interessante caso não consigas tirar a roupa da máquina após o fim do programa de secagem;

  • Secagem a vapor para que as roupas fiquem mais lisas, penetrando em cada fibra para uma roupa mais macia. Evita o uso do ferro de engomar;

  • Programação horária, permitindo atrasar o ciclo de secagem para a hora que desejares;

  • Conexão Wi-Fi e NFC para controlar a máquina remotamente, através de uma aplicação;

  • Anti-alergias.

4. Eficiência energética

Além de diminuir a pegada ecológica, escolher equipamentos mais eficientes permite-te fazer um bom uso deles e da energia. 

O ideal é, por isso, comprares uma máquina de secar roupa A+++, a mais eficiente. Caso não encontres uma com este nível de eficiência, tem em conta que a classe D é a menos eficiente, por isso, evita-a.

A seguir ao frigorífico, a máquina de secar é o eletrodoméstico que mais energia consome quando está ligada. Por isso, deves procurar por máquinas de secar roupa económicas. 

Por norma, as máquinas de secar com bomba de calor são mais económicas, pois conservam o calor do ar dentro do tambor.

 

7 Dicas para poupares energia com a máquina de secar roupa

Máquinas de secar roupa

Preocupa-te o consumo energético da tua máquina de secar? Para reduzi-lo, segue as nossas dicas:

  1. Lê as instruções de uso da tua secadora e cumpre-as;

  2. Utiliza o programa correto para cada tipo de roupa;

  3. Assim que o programa da máquina terminar, retira a roupa, para que ela não fique engelhada. Deste modo, evitas o uso do ferro de engomar;

  4. Quando lavares a roupa, opta por centrifugá-la na rotação máxima, para que se possa diminuir a quantidade de água da roupa no fim da lavagem e, assim, diminuir o tempo para secá-la;

  5. Limpa com regularidade o filtro da máquina de secar roupa;

  6. Não sobrecarregues a máquina;

  7. Caso tenhas tarifa bi-horária da energia, coloca a máquina de secar a funcionar no período mais barato.

Onde comprar a melhor máquina de secar roupa?

Agora que sabes quais as principais características que a tua máquina de secar roupa deve ter, assim como podes poupar energia com ela, está na altura de comprá-la. Onde? Na Aquário Electrónica!

Seja online ou numa das nossas lojas físicas, temos a certeza que vais encontrar o modelo certo para as tuas necessidades e orçamento. Assim, o pesadelo da roupa molhada no inverno terá fim!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue