Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Cabos HDMI: o que são e para que servem?

imagem

Temos a certeza que sabes para o que é que servem os cabos HDMI: transmitir sinais digitais de áudio e vídeo entre aparelhos compatíveis. Aliás, este é um tipo de conexão muito comum entre os dispositivos atuais.

Embora esta seja uma tecnologia muito presente na atualidade, existem detalhes que, certamente, desconheces. Por isso, trouxemos este artigo para te ajudar a esclarecer todas as dúvidas. Continua a ler!

O que é HDMI?

HDMI é a sigla em inglês para High-Definition Multimedia Interface. Por outras palavras, em português é a Interface Multimédia de Alta Definição.

Em suma, trata-se de uma conexão para a transmissão de áudio e vídeo em alta definição, com qualidade superior a outros padrões como, por exemplo, o S-Video.

Além da imagem, os cabos HDMI têm como vantagem a possibilidade de transmitir som. Assim, não é necessário instalar outros cabos.

Cabos HDMI: tipos de conectores

Desde que foi lançado em 2002, os conectores HDMI foram evoluindo. Por isso, hoje em dia é possível encontrar diversos tipos:

  • Tipo A: entre os cabos HDMI, os do tipo A são os mais usados, por isso, são considerados o cabo padrão. Por norma, usam-se nas conexões de consolas de videojogos, Blu-Ray, soundbars, entre outros;

  • Tipo B: também conhecido como Dual-Link, este tipo de cabo tinha mais pinos que o tipo A, ideal para dispositivos de alta resolução. Contudo, caiu em desuso;

  • Tipo C (Mini-HDMI): o HDMI tipo C, isto é, o cabo HDMI mini, é uma espécie de versão reduzida do tipo A. Costuma-se usar para dispositivos portáteis, tais como máquinas fotográficas;

  • Tipo D (Micro-HDMI): este cabo é ainda mais pequeno que o HDMI tipo C. Aliás, o seu tamanho é tão reduzido que, muitas vezes, se confunde com um conector USB-C.

Adaptador HDMI

Que tipos de cabos adaptadores HDMI existem?

Conforme foi dito, os cabos HDMI sugiram em 2002. No entanto, nem todos os equipamentos contam com uma porta dedicada a este sistema de conexão. Por isso, é necessário encontrar cabos adaptadores para poder converter os sinais para outros sistemas de conexão.

Os cabos adaptadores mais comuns são o cabo HDMI-VGA, e o cabo HDMI para DisplayPort. Contudo, existem outros sistemas, tais como o HDMI para DVI ou HDMI para USB Type C.

Quais são as vantagens do sistema HDMI?

Por serem muito vantajosos, os cabos HDMI tornaram-se populares. Mas, afinal, quais são essas vantagens?

  • Compatibilidade com interfaces mais antigas, como por exemplo, o DVI;

  • Preço acessível quando comparado com outras opções no mercado;

  • Substituem vários cabos e conectores na maioria dos dispositivos, ou seja, só é necessário um único cabo para estabelecer a ligação áudio e vídeo;

  • Tem boa qualidade de imagem e som (conseguem oferecer cores mais nítidas e profundas até 48 bits);

  • Transmissão rápida de sinais, contando com o dobro da largura de banda para a transmissão em HD.

Como escolher o cabo HDMI?

Para fazer a melhor escolha, precisas de ter em conta os seguintes aspetos:

  • Capacidade e recursos dos aparelhos;

  • Distâncias entre os equipamentos;

  • Funções dos cabos HDMI (por exemplo, os cabos HDMI 4K com 30 Hz e áudio ARC, que suportam 3D, são, por norma, a versão 1.4).

Se ainda assim sentes que precisas de ajuda, então, contacta-nos! Teremos todo o gosto em ajudar-te a escolher o melhor cabo HDMI para as tuas necessidades.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue