Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

O que é e como é que funciona o Apple Pencil?

imagem

Lançado em 2015, juntamente com a primeira geração do iPad Pro, o Apple Pencil foi a grande aposta da Apple, que iniciou assim uma nova forma de interagir com o seu tablet.

Em resumo, este acessório permite utilizar aplicações de desenho e escrita, permitindo fazer esquemas ou desenhos digitais ou escrever apontamentos durante as aulas. Por isso mesmo, é cada vez mais procurado por artistas e estudantes.

Queres saber o que é e para o que serve esta caneta digital da Apple? Então continua a ler o nosso artigo.

Apple Pencil: o que é e para que serve?

Trata-se de uma caneta stylus desenvolvida pela marca Apple, com o objetivo de ser usada em certos tablets iPads.

Esta caneta é sensível à pressão e possui detetor de ângulos, funcionando como um dispositivo Bluetooth para comunicar com o ecrã e o sistema que está por debaixo dele.

Ao detetar a força, a caneta permite, por exemplo, desenhar traços mais escuros ou brilhantes numa aplicação de desenho. Ou seja, é uma ferramenta muito útil para artistas profissionais, facilitando o desenho digital no iPad Pro.

Este é um dispositivo igualmente útil para escrever, sendo ideal para usar no meio académico, levando à redução do gasto de papel.

Evolução

Apple Pencil 1 lançado em 2015

Quando a Apple lançou o seu primeiro iPad Pro, em 2015, surgiu o Apple Pencil 1, a primeira geração desta caneta digital. 

Este dispositivo comunicava-se via Bluetooth e possuía uma tampa removível para esconder um conector Lightning, usado para o seu carregamento. 

À época, era compatível com os modelos iPad Pro de primeira e segunda geração e todos os outros modelos de iPads lançados a partir de 2018 e que possuíssem a porta Lightning.

Apple Pencil 2 surge em 2018

Caneta Pencil 2 Geração P/ Ipad Pro (Branco)

Posteriormente, em 2018, surge o Apple Pencil 2, a segunda geração desta caneta stylus, juntamente com o iPad Pro (3ª Geração).

A principal mudança é o facto de poder ser carregada com o conector magnético na lateral do tablet, substituindo assim o conector Lightning.

Outra novidade é a inclusão de algumas áreas sensíveis ao toque que servem para executar ações dentro de aplicações suportados.

Esta geração é compatível com todos os iPads com porta USB-C, incluindo o iPad Air (2020).

Apple Pencil: compatibilidade

Se estás a pensar adquirir o Apple Pencil, deves ter atenção à sua compatibilidade com o teu iPad. Descobre qual é a melhor opção para ti:

  • Apple Pencil 1 (primeira geração): iPads Pro de 9,7", de 10,5" e de 12,9" (primeira e segunda gerações); iPad mini (quinta geração); iPad Air (terceira geração); iPad (sexta, sétima, oitava, nona e décima gerações, com um adaptador para fazer a conexão);

  • Apple Pencil 2 (segunda geração): iPads Pro de 11″ (primeira, segunda, terceira e quarta gerações) e de 12,9″ (terceira, quarta e quinta gerações); e iPad Air (quarta e quinta gerações).

Como emparelhar e carregar o Apple Pencil

Para usares a tua caneta da primeira geração, deves remover a tampa e encaixá-la diretamente na porta Lightning do iPad ou do adaptador. Se conseguires conectá-la, verás um aviso no teu ecrã. Deves clicar no botão "Emparelhar" e, a partir daqui, poderás usá-lo sempre que quiseres.

No caso da caneta Apple da segunda geração, deves pousar a sua ponta no conector magnético até que o iPad a segure.

Para carregar, deves deixar o Apple Pencil a carregar pela porta Lightning (para a primeira geração) ou pousar no conector magnético do tablet (no caso da segunda geração).

Precisas de ajuda?

Entra em contacto connosco! Estamos sempre disponíveis para te ajudar.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue