Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Fique a saber o que significa a nova etiqueta energética dos eletrodomésticos!

imagem

A nova etiqueta energética dos eletrodomésticos entrou em vigor no dia 1 de março 2021.

O principal objetivo desta mudança foi simplificar a sua leitura e interpretação: agora, a escala varia apenas de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). 

Fique a saber tudo o que significa a nova etiqueta energética 2021.

 

Etiqueta energética: o que é?

Na União Europeia é obrigatória a utilização de etiqueta energética nos eletrodomésticos: uma listagem de fácil leitura de todas as características do equipamento – particularmente ao nível do desempenho e eficiência energética - para análise do consumidor no momento da compra.

Assim, e também com o sistema de classes eletrodomésticos, o consumidor pode comprar produtos e tomar uma decisão informada e consciente.

Estes são os elementos comuns nas etiquetas das diferentes categorias de produto:

  1. Fornecedor, marca e modelo;
  2. Classe de eficiência energética;
  3. Escala de eficiência energética;
  4. Consumo anual de energia (kWh/ano);
  5. Outras informações.

 

Porque foi necessário alterar a etiqueta energética?

A etiqueta energética surgiu com o intuito de exibir os dados mais importantes de um eletrodoméstico, dando especial enfoque à sua eficiência.

Graças a este esquema, bem como ao progresso da tecnologia, os equipamentos foram-se tornando cada vez mais eficientes e a classe A – a mais alta em termos de eficiência energética – tornou-se insuficiente. 

Para contornar o problema, criaram-se as classificações A+++, A++, A+

No entanto, esta escala revelou-se também pouco clara para todas as partes envolvidas. A maioria dos eletrodomésticos situava-se, atualmente, nas classes A+, A++ e A+++. 

Finalmente, de forma a garantir uma correta interpretação e transparência, a União Europeia regressou à escala de A a G, sendo que o A representa um nível de eficiência ainda não disponível: uma oportunidade e desafio para os fabricantes responderem a uma necessidade do mercado!

 

As principais mudanças na nova etiqueta energética 2021

  1. A escala de eficiência dos eletrodomésticos varia de A a G: desapareceram as classes A+, A++ e A+++;
  2. Os procedimentos de teste para classificação dos aparelhos foram revistos e são mais exigentes. Ainda não existe um equipamento que alcance a classe A;
  3. Os pictogramas têm um novo aspeto;
  4. Foi introduzido um código QR no canto superior direito da etiqueta. Ao ler este código com um smartphone obtém-se acesso à base de dados Europeia de produtos para a etiquetagem energética (EPREL), com todos os dados da etiqueta e do aparelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Antiga e nova etiqueta energética para um frigorífico sem congelador. Fonte: Comissão Europeia

 

Que aparelhos já têm esta etiqueta?

Se for comprar máquinas de lavar roupa, de lavar e secar roupa, bem como máquinas de lavar louça, frigoríficos, arcas congeladoras ou televisores já encontrará as novas etiquetas energéticas.

A estes equipamentos seguir-se-á a implementação, a partir de setembro de 2021, nas fontes de luz (apesar de neste caso a antiga e a nova etiqueta energética possam ser utilizadas em simultâneo até 1 de março de 2023) e, posteriormente, noutros aparelhos. 

Em resumo - e embora no interior dos equipamentos mais recentes já pudessem constar as novas etiquetas desde novembro de 2020 -, estes são os aparelhos com as novas etiquetas energéticas da UE: 

  • Equipamentos de refrigeração, como frigoríficos e congeladores, incluindo arcas de vinho;
  • Máquinas de lavar roupa e máquinas combinadas de lavar e secar roupa;
  • Máquinas de lavar louça;
  • Ecrãs eletrónicos, incluindo televisores, monitores e ecrãs de sinalização digitais;

 

Porque é que um equipamento classe A+ agora surge com classificação D?

Não foram apenas as etiquetas energéticas que mudaram no dia 1 de março. Os procedimentos de ensaio também foram revistos, no sentido de estarem mais adequados às tecnologias e às exigências atuais. Assim, na fase de lançamento, os equipamentos mais eficientes situam-se na classe B ou inferiores.

Contudo, isto não significa que um equipamento anteriormente classificado como A+++ seja ineficiente. Provavelmente é um aparelho recomendável e energeticamente eficiente, mas as novas classes são muito mais exigentes.


Faça uma compra consciente, suportada na nota etiqueta energética dos eletrodomésticos. Se ainda ficou com dúvidas sobre as etiquetas energética dos eletrodomésticos ou outro assunto de interesse, fale com a nossa equipa. Prometemos responder com a maior brevidade possível.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue