Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Leitor de cartão de cidadão: como instalar e como utilizar

imagem

No artigo de hoje, falamos sobre o leitor de cartão de cidadão, mais precisamente sobre como instalar e como utilizar este equipamento.

Nos últimos anos, começou a ser possível utilizar serviços públicos através do cartão de cidadão. Por isso, um leitor de cartão de cidadão é mais que um equipamento útil, é sim essencial. 

Graças ao chip integrado nos cartões de cidadão, já é possível aceder a serviços públicos e realizar procedimentos como alterar a morada fiscal, autenticar documentos eletrónicos e até renovar o próprio cartão de cidadão. 

O chip integrado no cartão de cidadão contém informações como os dados biométricos do cidadão, isto é, as impressões digitais, a morada, a data de emissão, o certificado para autenticação segura e o certificado qualificado para assinatura digital. Graças ao leitor de cartão de cidadão poderá aceder a estes dados e utilizá-los como meio de autenticação numa série de canais. 

Leitor de cartão de cidadão: como instalar? 

Muitos utilizadores têm dúvidas sobre a instalação do leitor de cartão de cidadão. Porém, o processo é simples e, na maioria das vezes, não leva mais que apenas alguns minutos. Basta ligar o aparelho a uma porta USB do seu computador portátil e, a partir daí, seguir os passos. 

A seguir, basta aceder ao portal Autenticação.gov, (que permite a identificação, autenticação e assinatura digital), escolher o sistema operativo e fazer download da aplicação do cartão de cidadão, que lhe vai permitir tratar de matérias sem sair de casa.

Finalmente, basta inserir o cartão de cidadão e inserir o PIN, indicado na carta dos serviços de cartão de cidadão. 

Como utilizar o leitor de cartão de cidadão 

O leitor de cartão de cidadão, associado à aplicação Autenticação.gov, permite ao utilizar várias funcionalidades eletrónicas. A principal vantagem destes equipamentos é poder tratar de assuntos sem sair de casa e sem qualquer interação pessoal. E está a ver aquelas filas enormes que tão bem caracterizam alguns serviços públicos? Esquece-as! Ao recorrer a um leitor de cartão de cidadão estará a ganhar tempo e a ter mais independência e autonomia. 

Segundo o portal, Autenticação.gov, conseguirá: 

  • Assinar documentos digitais;

  • Personalizar a assinatura digital;

  • Visualizar a morada e finalizar o processo de alteração de morada no Cartão de Cidadão;

  • Alterar os códigos PIN do Cartão de Cidadão;

  • Inserir notas ou informações que o cidadão entenda como pertinentes, como contactos de emergência, grupo sanguíneo, alergias, etc.;

  • Visualizar e imprimir os dados pessoais constantes no Cartão de Cidadão.

Comprar leitor de cartão de cidadão 

Na Aquário, dispomos de vários tipos e modelos de leitores de cartão de cidadão. Todos eles com uma excelente relação qualidade-preço. Conheça alguns: 

Leitor de Cartão de Cidadão 1Life cr:citizen

Leitor de cartão de cidadão 1Life cr:citizen

O Leitor de Cartão de Cidadão 1Life cr:citizen é um equipamento acessível e eficaz na leitura de cartões de cidadão. Tem conexão USB 2.0, velocidade de leitura/escrita até 420Kbps e um extra: também é compatível com o DNI, o Documento Nacional de Identidade de Espanha. 

Leitor de Cartão de Cidadão Smart Card OMNIKEY

Leitor de Cartão de Cidadão Smart Card OMNIKEY

 

O Leitor de Cartões Inteligente da OMNIKEY é um equipamento de alto desempenho para uso em ambiente de trabalho. Tem várias opções de posicionamento, tem uma caixa robusta e compacta e é muito fácil de instalar. 

Mini Leitor de cartão de cidadão EVO Bit4id

Mini Leitor de cartão de cidadão EVO Bit4id

Este aparelho é mais uma boa alternativa. Cumpre todos os requisitos funcionais e técnicos exigidos pelos cartões de cidadão, oferecendo simplicidade utilização e versatilidade de integração num equipamento que reúne a máxima segurança e a tecnologia mais avançada. 

Se tiver alguma dúvida sobre a instalação e utilização destes aparelhos, não hesite em falar connosco. A nossa equipa terá todo o gosto em aconselhá-lo! 

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue