Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Monitor IPS vs VA vs TN: descobre as diferenças

imagem

Se já alguma vez compraste um monitor ou TV monitores, os termos IPS, VA e TN provavelmente serão familiares. Mas, afinal, o que é que significam? Se já sabes este artigo não é para ti!

Estas siglas representam diferentes tipos de tecnologias de painéis de monitores, cada uma com as suas próprias características, vantagens e desvantagens. Neste artigo, vamos desmistificar estes termos, através de uma comparação direta que te vai ajudar a compreender qual o tipo de monitor que melhor se adequa às tuas necessidades.

O que é um painel de visualização?

Vamos começar pelo início. Um painel de visualização é o componente de um monitor ou televisão responsável por exibir o conteúdo transmitido. Portanto, é o responsável pro fazer “nascer” a imagem.

Ao longo dos anos, esta tecnologia evoluiu significativamente. Ainda te lembras daquelas TVs monstruosas, com uma caixa muito funda? Foram, durante muitos anos, o resultado da tecnologia dos ecrãs CRT (Cathode Ray Tube), que tinham uma resolução muito limitada.

Felizmente, o advento das tecnologias de ecrã plano, como o LCD (ecrã de cristais líquidos), revolucionou a indústria, levando ao desenvolvimento dos painéis TN, IPS e VA, cada um com características e vantagens distintas, como exploraremos nas secções seguintes.

O que é um painel TN?

Os painéis TN (Twisted Nematic) são um dos mais antigos tipos de tecnologia LCD. Popularizaram-se nos anos 80 e 90, finalmente apresentando uma alternativa viável à tecnologia CRT. Foram extremamente populares durante muitos anos, principalmente em ecrãs até 19 polegadas.

São conhecidos pelos seus tempos de resposta extremamente rápidos, o que os torna numa escolha de eleição para os gamers. No entanto, ficam aquém na reprodução de cores e nos ângulos de visualização.

Características principais

  • Tempos de resposta rápidos (1 ms é comum)

  • Taxas de atualização elevadas (até 240Hz)

  • Custo de produção mais baixo

Vantagens

  • Ideal para jogos de competição devido ao baixo input lag

  • Geralmente mais económicos (mas nem sempre!)

Desvantagens

  • Ângulos de visualização fracos

  • Precisão e reprodução de cores limitadas

  • Contraste limitado (até 1100:1)

O que é um painel VA?

Os painéis VA (Alinhamento Vertical) são uma forma de LCD em que os cristais líquidos se alinham naturalmente na vertical com os substratos de vidro.

Em termos de desempenho, geralmente situam-se entre os painéis TN e IPS. A sua grande vantagem comparativamente com os painéis TN é o maior contraste (geralmente entre 2000:1 e 3000:1). Oferecem melhor reprodução de cores e ângulos de visualização do que os painéis TN, mas não são tão bons como os painéis IPS nestes aspectos.

Características principais

  • Rácios de contraste mais elevados (ideais para pretos profundos)

  • Melhor reprodução de cores do que os painéis TN

  • Ângulos de visualização decentes

Vantagens

  • Contraste superior e pretos profundos

  • Desempenho equilibrado adequado a uma variedade de utilizações

Desvantagens

  • Tempos de resposta mais lentos do que o TN (salvo algumas exceções)

  • Pode sofrer de ghosting em cenas de ritmo acelerado

O que é um painel IPS?

Os painéis IPS (In-Plane Switching) são conhecidos pela sua excelente precisão de cor e ângulos de visualização. Num painel IPS, uma camada de cristais líquidos é colocada entre duas superfícies de vidro. As moléculas de cristais líquidos são alinhadas paralelamente a essas superfícies, num plano horizontal.

São frequentemente a escolha para edição profissional de fotografia e vídeo e tornaram-se muito populares em meados da primeira década de 2000. Hoje, são uma das tecnologias de painel mais vendidas.

De notar que os painéis PLS (produzidos pela Samsung) e AHVA são semelhantes aos painéis IPS.

Características principais

  • Excelente precisão e reprodução de cores

  • Ângulos de visualização alargados

  • Geralmente mais caros de produzir

Vantagens

  • Qualidade de imagem e consistência de cor superiores

  • Ideal para design gráfico e criação de conteúdos

Desvantagens

  • Tempos de resposta geralmente mais lentos do que os painéis TN

  • Podem ser mais caros

Tabela comparativa IPS vs VA vs TN

Vejamos então um rápido resumo comparativo entre os painéis IPS, VA e TN:

Parâmetro

Painel TN

Painel VA

Painel IPS

Taxa de atualização

Melhor

Bom

Razoável

Brilho

Bom

Razoável

Bom

Contraste

Razoável

Melhor

Bom

Cores

Mau

Bom

Melhor

Ângulos de visualização

Mau

Bom

Melhor

Preço

Mais barato

Razoável

Mais caro

Melhor para

Gaming

Uso geral

Trabalho profissional e edição

Opções para todos os gostos

Embora os painéis IPS tenham ganho muita popularidade devido à sua qualidade de imagem superior, os painéis TN continuam a ser populares entre os gamers devido às suas elevadas taxas de atualização e baixos tempos de resposta. Já a tecnologia VA é um pouco menos popular mas ainda tem alguma expressão no mercado.

Felizmente, há opções para todos os gostos! Descobre as diferentes opções de monitores TN, VA e IPS ao melhor preço na nossa loja online.

Se preferires ver as diferenças na primeira pessoa, visita uma das nossas lojas físicas no Porto ou em Braga. Temos a certeza que um dos nossos especialistas vai conseguir ajudar-te a encontrar a opção ideal.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue