Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Guia sobre desumidificadores: faz a melhor escolha

imagem

Tens janelas e paredes húmidas? A roupa demora muito a secar? Então, os desumidificadores podem resolver o problema. 

Muito mais do que as inestéticas manchas de bolor e o incómodo cheiro a mofo, o excesso de humidade causa não só danos nos móveis, como também problemas de saúde. 

Para que possas fazer o melhor investimento, descobre o que é que tens de ter em conta ao comprar um desumidificador de ar.

O que é e para que serve um desumidificador?

O desumidificador é um aparelho que controla a humidade do ar, evitando a corrosão, a ferrugem e as paredes húmidas. 

Quando a humidade relativa do ar está acima dos 60%, é importante investir num desumidificador de ar. Porquê? Porque quanto mais alta for a humidade, maior é o risco de formar bolor e propagar bactérias.

Além de eliminar a humidade em excesso, este aparelho ajuda a preservar quadros, peles, roupas, documentos, equipamentos eletrónicos, entre outros. Ou seja, um desumidificador é responsável por proporcionar bem-estar e conforto no ar.

Desumidificador 290w 2.1l (Cinzento/Branco)

Como funciona um desumidificador?

Em suma, este aparelho funciona da seguinte forma:

  1. Recolhe o ar húmido do espaço através de uma ventoinha;

  2. No interior do aparelho, o ar húmido cruza-se com uma superfície fria, fazendo com que parte da água condense;

  3. A humidade recolhida fica no reservatório do aparelho sob forma de água (podes reaproveitá-la para, por exemplo, regar as plantas);

  4. O ar seco passa por uma espiral semi-aquecida, voltando para o exterior através da saída de ar.

5 aspeto a considerar para escolher o melhor desumidificador

Para que possas escolher o melhor desumidificador, deves analisar as principais características deste aparelho, que encontrarás a seguir.

1. Higróstato

Um bom desumidificador tem obrigatoriamente um higróstato (ou humidóstato) incorporado, um componente que permite medir e regular a humidade de um espaço.

Se queres tirar maior partido, escolhe um desumidificador com higróstato digital, pois permite que definas um valor que, ao ser atingido, desligue automaticamente o aparelho, como é o caso do Desumidificador Intense Dry Compact 14L da Rowenta.

2. Reservatório de água

Enquanto procuras pelos melhores desumidificadores, vais-te deparar com diferentes tamanhos de reservatório. Mas qual é que deves escolher? Depende do espaço em que vais usar o aparelho. Quanto maior for o espaço, maior deve ser a capacidade do reservatório de água.

Se quiseres colocá-lo num quarto pequeno, o Purificador de Ar/Desumidificador 45w da Perel, com um reservatório de 1L, deve ser o suficiente. Já para uma divisão maior, como uma sala de estar, deves procurar modelos com 5L. 

Em todo o caso, lembra-te que se escolheres um desumidificador com capacidade inferior à que necessitas para a divisão em questão, mais energia ele vai consumir. Se conseguires encontrar um desumidificador classe A+++, melhor ainda.

3. Capacidade de extração do desumidificador

Esta característica diz respeito à quantidade de humidade que o desumidificador consegue extrair em 24 horas. Por isso, deve ser apropriada não só ao tamanho, como também às condições do espaço a desumidificar. Por exemplo, se uma divisão tem níveis de humidade elevados, então deves procurar uma capacidade de extração maior.

De um modo geral, um desumidificador doméstico com extração de 10 litros por dia é o ideal, como é o caso do Desumidificador ADD10XA 10L/24h da Daitsu.

4. Mobilidade

Se pensas utilizar o teu desumidificador em mais do que uma divisão, tens que ter em conta a sua facilidade de transporte. Por isso, não te esqueças de escolher um aparelho com pega e/ou rodas.

5. Temporizador

Ao escolheres um desumidificador com temporizador incorporado, terás a possibilidade de programá-lo para ligar e desligar a determinada hora. Além disso, podes ajustar o horário de funcionamento em função da rotina, aumentando a tua poupança na conta da luz.

Nedis Smartlife 4 L 52 Db 720 W Branco

Outros aspetos importantes dos desumidificadores

Além dos aspetos que referimos, podes ainda ter em conta outros aspetos, como por exemplo, o nível do ruído (o Purificador de Ar Whirlpool AP330W conta com um modo silencioso), a etiqueta energética, o tipo de filtros necessários para o depósito de água ou os cuidado de manutenção exigidos.

Onde encontrar desumidificadores baratos?

À partida, um espaço bem ventilado e aquecido não terá tendência a ter humidade. No entanto, se a tua casa é húmida, então, precisas mesmo de um desumidificador.

Para te ajudar nesta tarefa, conta com a Aquário Electrónica. Seja na loja online ou numa das nossas lojas físicas, encontrarás o apoio que precisas para encontrar a melhor solução para ti.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue