Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Qual é o melhor sistema de aquecimento? 5 perguntas para te ajudar

imagem

 

Assim que os dias começam a arrefecer, a procura por um bom sistema de aquecimento é essencial. Afinal, ninguém gosta de passar frio, não é verdade?

Atualmente, existem vários sistemas de aquecimento no mercado, que respondem a diferentes necessidades e orçamentos. Cada caso é um caso. Ou, melhor ainda, cada casa é uma casa. Por isso, encontrar a melhor forma de aquecê-la é única.

Queres saber como é que podes escolher a melhor solução para tornar a tua casa mais quente? Continua a ler!

 

5 perguntas para escolheres o melhor sistema de aquecimento

Antes de mais nada, é importante lembrar que não existem fórmulas mágicas, nem soluções perfeitas. Com isto queremos dizer que o melhor sistema de aquecimento será aquele que se adequar ao teu espaço e modo de vida.

Embora não exista uma solução perfeita, há como fazer uma boa escolha. Como? Respondendo às seguintes questões:

1. Em que região do país vives?

Em primeiro lugar, tens de perceber em que região do país vives. Afinal, poderás ter de escolher uma solução em detrimento de outra, tendo em conta a tua localização.

Por exemplo, se a tua casa for fria de inverno e quente no verão, a melhor solução pode ser a instalação de um ar condicionado.

Divisão com aquecimento

2. Qual é o tipo de habitação em que vives?

Muito mais do que o número de divisões que tem a casa, é importante ter em conta o tipo de casa em que vives. Assim, para escolheres o melhor sistema de aquecimento, tens de considerar as seguintes características do imóvel:

  • Idade do imóvel;

  • Tipo de casa (apartamento ou moradia);

  • Nível de isolamento (paredes, portas e janelas).

Além disso, terás de ter em conta o material com que foi construída a tua casa. Por exemplo, se ela é feita de pedra, as necessidades de aquecimento serão certamente diferentes do que uma casa em madeira.

3. Que áreas queres climatizar?

Uma vez mais, é importante considerares os espaços que queres climatizar. Se, por exemplo, só queres aquecer os quartos, poderás optar por aquecedores portáteis. Caso queiras aquecer toda a casa, então, poderás ter que recorrer a outras soluções.

4. A tua casa tem pré-instalação de sistemas de aquecimento?

Caso tenha, poderás ter em conta esta solução para climatizar a tua casa. Deste modo, consegues aquecer não só os quartos, como também outras divisões como a sala ou os corredores.

Sala com aquecimento

5. Que orçamento destinaste para o sistema de aquecimento?

Por último, mas não menos importante, tens de definir o orçamento que tens disponível para aqueceres a tua casa. Afinal, este é o fator pelo qual te irás reger na escolha do teu sistema de climatização.

Embora o orçamento seja um fator importante, tens de ter em conta que, em alguns casos, poderá compensar mais fazer um investimento inicial para poupar a longo prazo na fatura da eletricidade, do que optar por uma solução mais barata que, a longo prazo, se mostra dispendiosa.

Bónus: recorre a simuladores online

Se queres conhecer rapidamente a solução no que toca ao aquecimento da tua casa, há vários simuladores online (como o da Deco), onde em função das tuas respostas te é apontado o caminho mais certeiro.

Postas as considerações, está na altura de conheceres algumas das soluções de aquecimento disponíveis. Descobre-as abaixo, assim como as suas vantagens e desvantagens.

Que sistemas de aquecimento existem?

Se não tens um sistema de aquecimento pré-instalado e se o teu orçamento não te permite fazer grandes obras, então o melhor sistema de aquecimento passará por uma solução de climatização e aquecimento local.

1. Ar condicionado

Um aparelho de ar condicionado é capaz de fornecer o arrefecimento e o aquecimento necessários durante todo o ano, com excelentes níveis de conforto. 

Quanto ao investimento, os custos iniciais variam bastante. Importa também considerar os valores de instalação, assim como da sua manutenção. No entanto, existem opções de ar condicionado portátil, que podem ser do teu interesse.

Apesar de, inicialmente, ser necessário um investimento superior quando comparado com outras opções, esta é uma solução em que geralmente se consegue recuperar o investimento inicial através da poupança de energia.

Ar Condicionado Portátil Taurus/Alpatec Ac 3100 R

2. Aquecedor a óleo

Todos temos esta memória de infância: o reconfortante aquecedor a óleo como aquecedor para quarto! E quem nunca subiu a temperatura, mesmo sem os pais darem autorização?

A verdade é que o aquecedor a óleo é uma das soluções mais antigas, mas também das mais baratas e práticas. Afinal, podemos transportar o aquecedor de um lado para o outro, ligar e desligar quando queremos, bem como controlar a temperatura a nosso gosto.

Com o avançar do tempo, estes equipamentos têm evoluído e hoje em dia já é possível encontrar aquecedores a óleo baratos e com maior eficiência energética.

Aquecedor a Óleo Júnior 1200w - Orbegozo

3. Aquecedor a gás

Os aquecedores catalíticos, conhecidos como aquecedores a gás, representam um investimento inicial ligeiramente superior comparativamente a outras soluções, no entanto, são mais eficientes.

Estes aquecedores aquecem áreas maiores, porém, têm como principal cuidado de segurança uma boa ventilação das áreas a aquecer.

À semelhança dos aquecedores a óleo, são portáteis e de muito fácil utilização.

Estufa a Gás Haeger Gh-42b.002a Preto

4. Termoventilador e convetor

Ideais para climatizar rapidamente uma pequena área ou localizar o aquecimento para determinada zona, os termoventiladores e convetores têm um custo muito reduzido. São, por isso, um tipo de aquecedor económico para espaços mais pequenos.

Leves e portáteis, só tens de ligá-los à corrente para sentir o calor a circular quase que de imediato.

Caso queiras aquecer uma divisão maior, esta solução é pouco eficaz e económica, pois consomem muita energia para aquecer grandes áreas.

Jata - Termoventilador Cerâm. Torre 2000w

Outros sistemas de aquecimento a considerar

Além dos sistemas de aquecimento acima, existem outras soluções. Quais? Os aquecedores em cerâmicaaquecedores infravermelhocolunas de ar…  Opções não faltam!

Uma vez mais, só precisas de perceber quais as tuas necessidades e o orçamento para encontrar a solução que melhor responda às tuas necessidades!

Qual o aquecedor mais barato?

Pode ser tentador, mas não caias no erro de olhar apenas para a fatura de compra! Porquê? Porque o sistema de aquecimento mais económico pode não ser o mais barato comparativamente aos outros disponíveis no mercado. 

Tal como percebeste, quando se trata de climatização e aquecimento, a análise tem de ser feita a médio e longo prazo. Por outras palavras, tens de ter em conta fatores como os consumos de energia e fiabilidade/rentabilidade da solução.

Se precisares de alguma informação ou recomendação, não hesites em contactar o nosso suporte ao cliente.

Neste inverno, já sabes: mantém-te quente!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue