Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Cabos óticos: para que servem?

imagem

Nos últimos anos, grande parte das instalações de rede são feitas com cabos óticos. Mas, porquê?

Um dos motivos para se escolher este tipo de cabo é, precisamente, a rapidez com que transmite os dados. Contudo, existem outras vantagens em optar por instalações com fibra ótica.

Queres saber mais sobre cabos óticos? Então, continua a ler este artigo!

O que são os cabos óticos?

Em resumo, os cabos óticos permitem transmitir dados através da luz, sem interferências. 

De que são feitos os cabos óticos?

Por norma, são feitos com fibras de vidro ou plástico, o que lhes confere algumas vantagens em relação aos cabos coaxiais.

Quanto à sua construção, os cabos óticos são feitos a partir das fibras óticas. Numa primeira camada, são revestidas por uma camada de resina e, por cima, cobertas por plásticos. Para quê? Para proteger as fibras e a condução da luz, sem deixá-la escapar ou misturar-se. 

Como resultado, estes cabos asseguram a transmissão de dados com qualidade.

Construção de um cabo ótico

Cabo ótico: para que serve?

Depois de saberes do que se trata, está na altura de saber a sua finalidade. Tal como deves ter reparado, os cabos óticos permitem transmitir dados através de luz sem interferências.

Atualmente, são usados em aparelhos de televisão, sound bars ou home cinema. Porquê? Porque asseguram a rapidez na transferência das imagens, evitando as famosas interferências.

Para que possa fazer uma boa conexão, os aparelhos precisam ter suporte para conexões óticas, nomeadamente para suportar um cabo ótico áudio.

Vantagens e desvantagens

Contrariamente aos cabos coaxiais ou os cabos com conectores RCA (com três pontas em vermelho, amarelo e branco), os óticos têm como principal vantagem a transmissão do sinal livre de interferências de outros aparelhos.

No caso dos home cinema, só precisas de um cabo de entrada no aparelho, por isso, não há a necessidade de conectar vários cabos, ao contrário do que acontece com outros sistemas.

A única desvantagem é a pouca maleabilidade que este cabo tem, pois é mais rígido do que os modelos RCA. Por isso, não pode ser dobrado em ângulos muito agudos, tornando a sua utilização mais difícil em algumas situações, como por exemplo, atrás de móveis ou rodapés.

Cabos óticos

Existem diversos tipos de cabos óticos?

Sim! Por norma, os mais comuns trazem duas aberturas, isto é, uma para entrada, outra para saída, e são muito usados em televisões ou sistemas de som.

No caso dos cabos óticos splitter, que são mais modernos, existem várias aberturas de entrada e saída. Podem-se usar em redes, por exemplo.

Além destes modelos, existem versões com proteção extra metálica, resistentes a mordidas de roedores, cães ou gatos.

Por isso, quando fores a escolher o teu cabo ótico, deves ter em conta os diferentes tipos de cabo que existem.

Como escolher o melhor cabo?

Em suma, precisas de considerar dois fatores:

  1. Compatibilidade: antes de tudo, precisas de saber se os aparelhos são compatíveis com este tipo de cabo. De um modo geral, tens acesso a essa informação na embalagem ou na descrição do produto;

  2. Tamanho: o mais comum é encontrar cabos óticos de 2 metros, no entanto, podes encontrar outros com 10 ou mais metros. Tudo o que precisas é de saber a distância dos aparelhos e o espaço onde vais fazer a instalação.

Precisas de ajuda?

Depois de tanta informação, é normal ainda teres dúvidas. Mas para esclarecê-las, podes entrar em contacto com a nossa equipa. Teremos todo o gosto em ajudar-te!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue