Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Que tipos de cabos de rede existem?

imagem

Atualmente, existem diferentes tipos de cabos de rede que permitem transmitir sinais elétricos a grandes distâncias. No entanto, é importante saber qual o melhor para determinadas extensões de rede.

De modo a poder-te ajudar na escolha dos cabos de rede para o teu projeto de rede, criamos este artigo. Por isso, só tens de continuar a ler e, claro, fazer as tuas escolhas! 

Tipos de cabos de rede

Grupos dos diferentes tipos de cabos de rede

Nas redes, existem dois grupos principais de cabos:

  • Cabos elétricos: por norma, são feitos de cobre, ou de outro material condutor, e transmitem os dados através de sinais elétricos;

  • Cabos óticos: feitos por um núcleo transparente de alto índice de refração revestido por camadas plásticas transparentes, em que os índices de refração são mais baixos que os do núcleo. Assim, a informação é transmitida através de sinais óticos ou luminosos.

No caso dos cabos elétricos, eles ainda se podem subdividir em cabos coaxiais e em cabos de pares trançados.

Cabo Ethernet

Cabos coaxiais

Em suma, os cabos coaxiais são constituídos por diversas camadas de condutores e isolantes. Desse modo, no seu interior existe um fio de cobre, revestido por um material isolante e rodeado por uma blindagem. 

Dentro dos cabos coaxiais, existem dois formatos principais:

  • Thin Ethernet: cabo coaxial fino, cuja extensão de rede é de 180 metros, capacidade de transmissão de 10 Mbps e em que as ligações às placas de rede dos computadores são feitas a partir de conetores BNC;

  • Thick Ethernet: cabo coaxial grosso, com extensão de rede de 500 metros, capacidade de transmissão semelhante à anterior e cuja ligação às placas dos computadores através de transceivers.

 

Cabos de pares trançados

Estes tipos de cabos são feitos com um ou vários pares de fios de cobre, em que os dois fios de cada par estão enrolados em torno um do outro. O objetivo é criar um campo eletromagnético, de modo a reduzir a interferência de sinais externos.

Cabos UTP

Os cabos UTP são cabos de par trançado sem blindagem, isto é, revestidos por uma capa de PVC (plástico). Para fazer a ligação às placas de rede e outros dispositivos de ligação, usam-se conetores do tipo RJ45.

Cabos STP

Este tipo de cabo é semelhante ao anterior, no entanto, tem blindagem, uma vez que é revestido por uma malha metálica. São, por isso, indicados para ambientes com interferência eletromagnética acentuada.

Cabo com tomada RJ45

Cabos de rede: categorias

Depois de saber qual é a base dos cabos de rede, está na altura de saberes quais os tipos que existem atualmente.

CAT5

Este cabo de rede é o mais antigo, normalmente usado em redes domésticas. 

Quanto à sua velocidade de transferência de dados, ela varia entre os 10Mbps e os 100Mbps. Contudo, este tipo de cabo está a ser substituído pelo padrão CAT5e.

Cabo de rede CAT5e

O "e" no final do nome desta categoria vem do inglês enhanced, que, traduzindo, significa aprimorado. Por isso mesmo, podes perceber que este é um cabo de rede superior ao anterior.

Feito de acordo com os novos padrões de certificação, para proporcionar menos interferência e perda de sinal, este cabo é ideal para instalações de 100 metros. Quanto à sua velocidade, pode atingir valores próximos dos 1000Mbps.

Cabo de rede CAT6

Uma das principais diferenças entre a CAT5 e a CAT6 foi a taxa de transferência dos dados. Assim, as velocidades podem atingir 1Gbps em distâncias até 100 metros.

Ao ter uma capacidade de transmissão maior, este tipo de cabo de rede acaba por ser mais grosso e menos flexível. Em contrapartida, tem uma blindagem melhor, o que reduz as interferências.

CAT6a

No final do nome da categoria, o "a" é de augmented, ou seja, aumentada, em português. Deste modo, pode-se entender que os cabos da CAT6a têm um maior alcance que o modelo anterior, o que permite realizar transferências até 10Gbps. Por isso, este é o tipo de cabo de rede indicado caso queiras ter altas velocidades.

CAT7

Nesta categoria, o cabo de rede ethernet acaba por suportar transferências de velocidade até 10Gbps. Contudo, como é mais espesso e rígido que os anteriores, é importante teres em atenção o local de instalação, pois o seu diâmetro pode impedir uma torção grande.

Onde comprar cabos de rede a bons preços?

Na Aquário, consegues encontrar o que precisas para otimizar a tua rede. Assim, seja para trabalho, seja para lazer, não terás interferências na tua rede.

Caso tenhas dúvidas, ou queiras ver os cabos que temos disponíveis, basta navegar pela nossa loja online ou dirigir-te a uma das nossas lojas físicas. Num lado ou noutro, encontrarás sempre uma equipa de especialistas pronta a ajudar-te.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue