Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Calculadoras científicas: como escolher?

imagem

Escolher uma calculadora científica pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Entre tantas marcas e funcionalidades disponíveis, qual é a mais indicada para ti? Nós ajudamos.

Muito mais do que ser útil para os alunos, as calculadoras científicas podem ser uma excelente ajuda para muitos profissionais. Contudo, entre tantas opções disponíveis, é importante saber como é que se pode escolher o melhor.

Para te facilitar a tarefa, escrevemos este guia onde podes aprender a fazer uma escolha acertada para ti. Queres saber mais? Continua a ler!

4 passos para escolher uma boa calculadora científica

Quando bem escolhidas, as calculadoras científicas mostram-se um excelente investimento, podendo durar anos em funcionamento. Mas, para tal, é preciso não só saber estimar, como também escolher.

Se não sabes como fazer a tua escolha, nós damos-te uma ajuda. Para isso, deves ter em conta os seguintes aspetos:

1. Definir o orçamento disponível

Tal como em qualquer outro produto, é importante definir quanto é que estás disponível a pagar. Afinal, este será um dos principais requisitos para a tua compra.

Mas, atenção: o preço da calculadora científica não pode ser o único aspeto a considerar. Às vezes, por um pouco mais, consegues uma calculadora com mais funções, tornando a relação custo/benefício muito mais interessante.

Verifica se a tua calculadora científica pode ser usada em testes e exames antes de a comprares

2. Permissão da calculadora científica em testes e exames

Embora não seja muito comum, alguns professores podem impedir a utilização das calculadoras científicas de um determinado modelo ou marca durante um exame. Isto pode acontecer por algumas calculadoras terem funções semelhantes às calculadoras gráficas.

Para evitares constrangimentos, antes de avançares com a tua compra, informa-te sobre quais os modelos permitidos nestas ocasiões.

3. Usabilidade

Apesar de parecer óbvio, é importante que a tua calculadora científica seja intuitiva e fácil de usar. Por isso, evita os modelos que tenham funcionalidades que não necessites, pois só te farão perder tempo durante a sua utilização.

4. Funcionalidades da calculadora científica

Neste caso, é importante teres em conta o contexto em que irás usar a tua calculadora, isto é, se é no Ensino Secundário ou na Universidade, por exemplo. Depois de saberes qual o contexto da sua utilização, é que poderás partir para a tua escolha. Para tal, recorre às seguintes perguntas para te ajudar:

  1. Que tipo de cálculos vou efetuar?
  2. Quais as funções que a minha calculadora tem de ter?
  3. Posso utilizá-la em situação de testes ou exames?

Aprende a usar a tua calculadora científica para o máximo desempenho

Como usar calculadoras científicas? 5 dicas úteis

Se é a primeira vez que usas uma calculadora científica, é normal que te sintas perdido. No entanto, não há o que temer, pois os botões são bastante intuitivos.

Em todo o caso, deixamos-te algumas dicas:

  1. Em algumas calculadoras, para ativares as funções secundárias de cada tecla, terás de clicar na tecla Shift ou 2ND antes de ativares a função que pretendes;
  2. Sempre que utilizares parênteses, não te esqueças de fechá-los, pois a falta de parênteses fechados pode alterar o resultado;
  3. Caso queiras ver o teu resultado em graus (frações de 360) ou radianos (números reais que usam o pi como base), basta usar o botão MODE e escolher RADIANS (radianos) ou DEFREES (graus), pressionando a tecla ENTER ou o sinal igual;
  4. Queres guardar e recuperar valores? Usa a função Answer (ANS) para reutilizar o último resultado;
  5. Se precisares de apagar o ecrã ou sair de um menu, aperta a tecla CLEAR (ou CLR), ou então, a tecla 2ND ou Shift e o botão QUIT ou OFF.

Onde comprar calculadoras científicas?

Agora que já sabes como escolher calculadoras científicas, está na altura de comprares uma que seja adequada para ti. Não sabes onde? Numa das lojas físicas ou na loja online da Aquário. Caso tenhas dúvidas, basta partilhá-las connosco, teremos todo o gosto em ajudar-te no que precisares!

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue