Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Qual o melhor sensor de movimento? Temos o equipamento ideal para si!

imagem

Os sensores de movimento são equipamentos que aumentam a segurança e diminuem o consumo de energia. Porém, há vários tipos de sensores, indicados para diferentes fins e objetivos. No artigo de hoje, deixamos-lhe três sugestões: um sensor de movimento com alarme, de embutir e arduino. 

Como funciona um sensor de movimento? 

Depois de instalado, o  sensor de movimento deteta uma presença ou uma variação do ambiente no qual está instalado. 

A maioria dos sensores de movimento funciona através de tecnologia de infravermelhos, ou seja, quando alguém passa por um sensor de movimento, a sua presença é detetada porque se se regista uma mudança da temperatura, uma variação na energia do espaço envolvente. 

Porquê instalar sensores de movimento

Um sensor de movimento é especialmente útil num corredor, numas escadas, garagens, num portão ou até mesmo no jardim. Seja onde for, quando um sensor de movimento deteta uma presença, as luzes acendem-se. 

Isto é vantajoso por duas grandes razões: segurança e poupança. Segurança porque evita que tenha de andar no escuro para chegar e ligar um interruptor, diminuindo o risco de choques ou quedas. Poupança porque ao ligar as luzes apenas quando alguém está presente num espaço, estará a poupar eletricidade e, assim, algum dinheiro ao fim do mês. No geral, os sensores de movimento apresentam uma relação custo-benefício muito vantajosa para o utilizador. 

Além disso, os sensores de movimento conferem um ambiente esteticamente agradável e confortável e a grande variedade de equipamentos faz com que seja relativamente fácil encontrar um modelo para um espaço e um fim em específico. 

Na prática, como em muitos outros equipamentos, não há um produto melhor que outro, apenas um que responde melhor a certas necessidades. Olhemos para três sensores de movimento diferentes: com alarme, de embutir e arduino. 

Sensor de movimento com alarme e comando

Sensor de movimento com alarme e comando

Um sensor de movimento com alarme é uma opção segura e económica e o modelo que sugerimos inclui ainda um comando. O sensor de movimento da marca Chocon tem um ângulo de ação de 90º e, quando deteta movimento,  aciona uma sirene com 110 dB. Com o comando, pode ligar e desligar o equipamento. 

Sensor Movimento de Embutir

sensor de movimento embutido

Se procura um sensor de movimento de embutir, o modelo Es-p14 é do seu interesse. Com um ângulo de ação de 180º, 10 segundo a 7 minutos e 10 a 2000 lux, este sensor de movimento de embutir deteta até 8 metros. 

Sensor de movimento arduino

Sensor de movimento arduino

O sensor de movimento arduino da marca Velleman permite detetar movimento humano dentro ou fora da sua área de detetação. Veja algumas das suas características: 

  • Voltagem: 5 VDC

  • Ligação: 3 pinos: GND, VCC e OUT

  • Ajustes: sensibilidade e adiamento (por regulador)

  • Tempo de espera: 0.3 a 18 segundos

  • Distância máxima do sensor: 7 metros

  • Ângulo de detecção: 120°

Se precisar de ajuda a escolher o sensor de movimento para si, fale connosco. Estamos a e-mail ou chamada (22 50 72 810) de distância ou numa das nossas lojas espalhadas pelo país. 

 

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue