Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Guia sobre projetores: 5 dicas para escolheres o melhor para ti

imagem

Seja para ver filmes, séries ou até para jogar, os projetores de vídeo são a solução perfeita para tornar essa experiência ainda mais incrível. No entanto, com tantos modelos a preços incríveis, é normal que surjam dúvidas sobre qual o melhor.

De modo a ajudar-te a escolher o aparelho ideal para ti, neste artigo encontras as principais informações e dicas que te irão facilitar a vida.

Que tipos de projetor existem?

Antes de tudo, é preciso saber que tipos de projetores existem, para que possas saber como funcionam e, claro, perceber qual é que é o mais indicado para a finalidade que pretendes.

Projetores Digital Light Projection (DLP)

Um projeto DLP usa micro espelhos instalados em microchips. Por sua vez, os espelhos refletem a luz para uma tela, oscilando em diferentes velocidades, de modo a aumentar ou a diminuir o brilho da imagem.

De todos projetores que existem, este é aquele que apresenta menor qualidade e brilho, por isso, é o mais barato. Mas como alguns apresentam 3 chips independentes (um para cada cor), a imagem apresenta um resultado melhor, no entanto, costumam ser mais caros.

Um exemplo de um projetor portátil com esta tecnologia, mas com excelente resolução é o S2 Portable 500AL/720P/Wifi/HDMI da BENQ.

Liquid-crystal display (LCD)

Nestes projetores, a luz é emitida através de painéis de cristal líquido, cujos pixels podem ser abertos ou fechados para modular o brilho da imagem. No fundo, é a mesma tecnologia que se usa para as televisões.

De modo a criar imagens reais e sem perdas de luz, as cores primárias (vermelho, verde e azul) são emitidas em separado.

Liquid-crystal on silicon (LCoS)

Semelhantes aos LCD, neste tipo de projetor a imagem passa por um refletor, voltando ao dispositivo uma segunda vez antes de ser emitido pela lente. Este ciclo proporciona projeções com cores ainda mais fiéis às reais. No entanto, este tipo de projetor é mais caro e pesado.

Projetor LED Mini Xs01 Projetor de Filme 200 Ansi Lumens da Wanbo

Projetores portáteis vs. Mini projetores: quais as diferenças?

Sem dúvida que os projetores mudam muito ao longo do tempo. Atualmente, são mais compactos e fáceis de serem transportados. Por isso é que existem duas características que se podem confundir na hora de comprar um projetor.

Em suma, quase todos os projetores são portáteis, desde que, claro, não esteja fixo num local. Ou seja, quando se fala em projetores portáteis, está-se a falar do tamanho do aparelho. Mas quando se fala de mini projetores, o que difere é o seu tamanho mais reduzido, que limita o seu poder de transmissão, como por exemplo, o projetor LED Mini Xs01 Projetor de Filme 200 Ansi Lumens da Wanbo.

5 dicas para escolheres o melhor projetor para ti

Depois de saberes quais os tipos de projetores vídeo que existem, está na altura de seguires as nossas dicas para comprares o modelo ideal para ti.

1. Define o uso que vais dar ao projetor

Antes de tudo, é importante pensares na finalidade do teu projetor. Por exemplo, se tens ideias de usá-lo para trabalhar, poderás ter necessidade de encontrar um projetor com características diferentes daquele que é usado para montar um cinema em casa.

Além disso, deves ter em conta se o projetor irá ficar num local fixo ou se a ideia é transportá-lo para diferentes locais.

Se procuras criar um cinema em casa, o projetor EB-L200F, 4500 ANSI LUMENS, 3LC da Epson é, sem dúvida, um dos melhores projetores para home cinema.

2. Presta atenção ao brilho

O brilho do projetor é especificado em lúmens, em que quanto mais brilho (lúmens) tiver, melhor.

Uma vez que não existe um padrão no mercado, é importante que compares este fator apenas entre projetores da mesma marca, pois este é um aspeto que varia de marca para marca.

Para te ajudar, tem em conta que 500 a 1000 lúmens exigem um ambiente bastante escuro e uma distância pequena até à tela de exibição. Já os de 1000 a 2000 lúmens são capazes de exibir boas imagens mesmo em ambientes um pouco mais claros.

3. Tem sistema de som?

Nem todos os projetores oferecem sistema de som integrado. Além disso, existem alguns modelos que têm saídas de som que podem dececionar em termos de qualidade, sendo necessário conectar um sistema de som via P2 ou cabos HDMI.

Tendo em conta estas questões, vê se há a necessidade de comprares um sistema de som. Se possível, vê se existe compatibilidade entre o projetor que queres comprar e colunas Bluetooth. Assim consegues dar outro uso às tuas colunas, podendo movê-las para onde quiseres.

Lente de projetor

4. Projetores de lâmpada de laser/LED vs lâmpada comum

Atualmente, os projetores LED ou lâmpada laser não precisam ser substituídas, ao contrário do que acontece nos projetores com lâmpada normal. Além disso, não perde o brilho com o tempo e não sofre com os picos de energia.

5. Conexões do projetor

Por último, mas não menos importante, verifica quais são as conexões que o aparelho tem. Por exemplo, se precisas de conectar ao teu computador, é essencial que tenha uma porta de entrada adequada.

Para evitares questões relacionadas com cabos, procura um modelo com conexão Wi-Fi, facilitando a conexão com smartphones ou tablets.

Onde encontrar os melhores projetores baratos?

Agora que sabes como escolher o melhor projetor para ti, está na altura de avançares com a compra. Onde? Na Aquário Electrónica. Tu é que escolhes se queres comprar online ou numa das nossas lojas físicas.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue