Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Como escolher a motherboard certa para o PC?

imagem

 

Se estás a montar um computador, é normal que precises de uma motherboard. Afinal, esta é a peça que te permite interconectar todos os periféricos que precisas.

Muito mais do que questões estéticas, é essencial saber quais os modelos disponíveis e as principais características a ter em conta para escolher a melhor mainboard.

Estás com dúvidas sobre este assunto? Continua a ler o nosso artigo.

O que é uma motherboard?

Conhecida como placa-mãe ou mainboard, a motherboard é um circuito eletrónico impresso considerado um dos elementos mais importantes de um computador.

Este componente tem slots (conexões) e conetores específicos para o processador (CPU), a memória RAM, unidades de armazenamento (SSD ou HD), placa de vídeo (GPU), entre outros.

Quais são as principais funções de uma motherboard?

A principal função de uma placa-mãe é permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Assim, o computador torna-se funcional para diferentes tarefas.

É através da placa-mãe que, por exemplo, o CPU acede aos dados que estão na memória RAM.

Z490 Motherboard Extended-Atx Aqua Skt1200 ASRock.webp

Tipos de motherboard

Atualmente, existem diversos modelos de placa-mãe. Os mais comuns são a motherboard ATX e a micro ATX. No entanto, existem outros formatos para computadores de tamanho reduzido, como por exemplo, mini ITX, nano ITX ou pico ITX.

Motherboard ATX

MSI Mag Z790 Tomahawk Wifi DDR4 Motherboard Intel.webp

ATX é a sigla de Advanced Technology Extended, um modelo que tem 305 x 244 mm. Além disso, conta com posições dos furos para que a placa-mãe seja fixada à caixa do computador e, sobretudo, a localização de determinados componentes.

Uma das principais características é que se colocares este componente em pé, verás os slots de expansão posicionados na parte inferior e alinhados à esquerda. Assim, qualquer componente instalado ali terá os seus conetores virados para a traseira da caixa, sem nenhum obstáculo.

Micro ATX (mATX)

X570m Motherboard Micro-Atx Pro4 Skt AM4 - ASRock.webp

Apesar de os modelos ATX ainda serem vistos, as placas-mãe micro ATX são cada vez mais comuns.

Com dimensões 244 x 244 mm, este modelo conta com a mesma disposição dos furos que o modelo anterior. No entanto, a principal diferença são as suas dimensões que, tal como o nome diz, são menores que o modelo ATX.

Mini ITX

Motherboard ASUS ROG Mini-Itx Crosshair VIII

Por norma, quem precisa de poupar espaço físico na mesa, compra um computador portátil. Mas existe uma alternativa que pode ser ainda mais interessante: um computador compacto, que conta com uma motherboard mini ITX (Information Technology Extended).

Este formato tem dimensões 170 x 170 mm, de modo a poder-se instalar em caixas muito compactas. 

Em comparação com os modelos anteriores, este padrão tem menos slots de expansão. Contudo, podes contornar essa questão facilmente adquirindo uma docking station.

Motherboard Nano ITX

Tal como o próprio nome sugere, esta é uma placa-mãe com dimensões ainda mais reduzidas, no máximo 119 x 119 mm. Por isso, é normal encontrá-la em aplicações com baixo consumo de energia, como por exemplo, na automação industrial.

Pico ITX

Por último, a placa-mãe com as menores dimensões do mercado, que não passam dos 99 x 71 mm. Aliás, ela é tão pequena que cabe na palma da tua mão. 

Dadas as suas dimensões, utiliza-se este modelo em aplicações com baixo consumo de energia, como sistemas de monitorização ou automação industrial.

Como escolher a motherboard certa para o PC?

Depois de saberes quais os modelos de motherboards disponíveis, está na altura de escolheres o melhor para o teu computador.

Para te ajudar, deixamos-te algumas dicas essenciais abaixo. Continua a ler.

1. Escolhe o fabricante do processador

Motherboard ATX ASRock Livemixer Intel Z790 LGA 1700

Antes de escolheres a mainboard do teu computador, é importante teres em conta o processador que queres escolher. Porquê? Porque cada motherboard tem compatibilidade com determinada geração de processadores, sejam da marca Intel ou da AMD

Por outras palavras, consegues perceber qual o tipo de socket que precisas. Assim, consegues escolher entre motherboard AMD ou Intel.

2. Chipset vs. Socket da motherboard

Assim que definires o processador que queres, deves escolher uma placa-mãe que tenha um socket específico, como por exemplo, uma motherboard B450 para um processador AMD. 

3. Escolhe o tamanho da mainboard

Tendo em conta a caixa para computador que queres, deves escolher o tamanho adequado. Mas qual?

Para que todos os dispositivos possam ficar ligados sem constrangimentos, como por exemplo, fontes de alimentação, é essencial que exista espaço suficiente para a passagem de ar.

4. Verifica a quantidade de slots de memória RAM e PCIe

Motherboard ATX MSI Mpg B550 Gaming Plus

Caso procures ter um computador gaming, é importante que possas ter uma placa-mãe adequada, no mínimo com 4 slots de RAM. Além disso, deves verificar se o modelo é compatível PCIe 4.0, uma característica essencial para a instalação de placas de vídeo avançadas e outros componentes de alto desempenho.

Depois de escolhido o tipo de socket, é essencial escolheres o chipset, isto é, os componentes internos da motherboard que suportam uma série de configurações importantes para o computador (por exemplo, interfaces USB ou slots para SSD).

Precisas de ajuda?

Seja para encontrar uma motherboard gaming ou outro modelo, podes contar com o nosso apoio técnico. Basta entrar em contacto connosco pelo meio que te for mais cómodo.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue