Blog Aquário Electrónica

Criámos o Blog Aquário Electrónica para partilhar consigo dicas, novidades e lançamentos da área da tecnologia e equipamentos eletrónicos. Queremos ajudá-lo a manter-se a par das tendências na área de forma simples e descomplicada.
Partilhe, comente e coloque as suas questões. Boas leituras! 

Monitores gaming: quais as diferenças entre 60, 120, 144 e 165Hz?

imagem

Uma boa experiência gaming depende de muito mais do que a potência da tua placa gráfica; tem também a ver com a fluidez com que as imagens do jogo são apresentadas no ecrã.

Aqui, entra a taxa de atualização, um dos componentes cruciais que pode melhorar significativamente a tua experiência de jogo, transformando um jogo tremido e desfocado numa experiência suave e envolvente.

Neste artigo, vamos explorar o que é a taxa de atualização, qual a importância para gaming, e quais as melhores opções para gaming.


O que é a taxa de atualização de um monitor?
 

A taxa de atualização, medida em Hertz (Hz), indica o número de vezes por segundo que um monitor atualiza as imagens no ecrã. Uma taxa de atualização mais elevada significa que o monitor pode atualizar a imagem apresentada com maior frequência num segundo, o que resulta num movimento mais suave e menos desfocado, especialmente em imagens de movimento rápido.

Além disso, a taxa de atualização tem implicações no conforto visual. Taxas de atualização mais baixas podem provocar cansaço visual durante uma utilização prolongada, enquanto que taxas de atualização mais elevadas tendem a ser mais confortáveis para os olhos.

Essencialmente, a taxa de atualização é uma medida da rapidez com que um monitor consegue redesenhar o ecrã inteiro. Um monitor de 60 Hz redesenha o ecrã 60 vezes por segundo, enquanto um monitor de 120 Hz fá-lo duas vezes mais depressa. À medida que os números aumentam - 144 Hz, 165 Hz e mais - o ecrã torna-se cada vez mais capaz de lidar ritmos acelerados sem resultar em distorções como o tearing ou ghosting.


Taxa de atualização vs. FPS: qual é a diferença?
 

Enquanto que a taxa de atualização mede a frequência com que um monitor consegue exibir uma nova imagem, a taxa de fotograma, frequentemente designada por fotogramas por segundo (FPS), mede o número de imagens individuais (fotogramas) que a placa gráfica (GPU) do computador consegue produzir e enviar para o monitor em cada segundo.

Os FPS dependem da potência e eficiência da GPU, bem como da complexidade do conteúdo que está a ser processado. Nos jogos, um FPS mais elevado significa que as animações e os movimentos do jogo são processados de forma mais suave, contribuindo para uma experiência mais envolvente.

Idealmente, a taxa de atualização do monitor deve estar em sincronia com os FPS emitidos pela GPU para uma experiência mais suave. Se o FPS exceder a taxa de atualização do monitor, pode dar origem a screen tearing, em que são apresentados vários fotogramas ao mesmo tempo. Por outro lado, se o FPS for demasiado baixo, mesmo um monitor com uma taxa de atualização elevada não será capaz de compensar, o que poderá levar a uma experiência visual menos fluida.


Como é que a taxa de atualização afeta os jogos?
 

A taxa de atualização afeta tanto a clareza visual quanto a capacidade de resposta do jogo. Uma taxa de atualização mais elevada permite um movimento mais fluido no ecrã, facilitando a localização de objetos em movimento rápido sem a desfocagem que pode ocorrer com taxas de atualização mais baixas.

Esta nitidez reduz o desfasamento entre a entrada do utilizador e o que é apresentado no ecrã, proporcionando uma experiência de jogo mais reativa. Isto é fundamental em jogos competitivos, como FPS (first-person shooters), em que mesmo milissegundos podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota.


Taxas de atualização mais comuns para gaming
 

Hoje em dia, não faltam excelentes opções de monitores gaming para todos os orçamentos. Como seria de esperar, geralmente, quanto maior a taxa de atualização, também maior o preço do monitor. Portanto, há que ponderar este balanço entre preço, taxa de atualização e uso pretendido.

Comecemos no nível mais básico: 60 Hz. Para além de ser uma das taxas de atualização mais comuns, é surpreendentemente capaz para utilização geral e jogos casuais. Portanto, um monitor de 60 Hz + resolução 4K pode resultar numa excelente experiência de gaming em determinados tipos de jogos.

A transição para 120/144/165 Hz marca o maior salto na fluidez visual e no desempenho dos jogos. Monitores gaming de 120 Hz, 144 Hz ou 165 Hz são uma excelente opção para gamers que procuram um bom equilíbrio entre capacidade de resposta e preço.

Para além dos 165 Hz, incluindo 240 Hz e até 360 Hz, as melhorias na suavidade da jogabilidade continuam, mas com resultados menos notórios. Estas gamas de monitores são especialmente adequadas para jogos competitivos como FPS (cs:go, Valorant, etc.)

Portanto, para a maioria dos gamers, o “sweet spot” normalmente está em monitores com painéis IPS de alta qualidade com taxas de atualização entre 144-165 Hz.


Faz a tua escolha
 

A popularidade da indústria de gaming tem-nos trazido uma gama impressionante de monitores de excelente qualidade e preços cada vez mais atrativos.

Se ainda estás na dúvida se deverias trocar o teu monitor velhinho, não há nada como veres por ti mesmo as diferenças entre diferentes taxas de atualização na nova geração de monitores gaming. Visita uma das nossas lojas físicas no Porto ou em Braga e comprova as diferenças na primeira pessoa!

Se já te convenceste em fazer o upgrade, confirma a gama de monitores gaming na loja online da Aquário e junta-te ao futuro do gaming.

Partilhar:
Anterior Próximo

Também poderá ser do seu interesse...

DESTAQUES | AQUÁRIO ELECTRÓNICA

Comentários

Socialize com a Aquário:

Instagram Linkedin Pinterest

Categorias de artigos

Arquivo do blogue